Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado
 
 
          O curso de pós-graduação surge da necessidade de se proporcionar a relação entre as principais abordagens teórico-práticas, que tangem a Educação Inclusiva, e por ser considerado que a realidade da exclusão dentro do processo educativo é enfrentada e faz parte do dia-a-dia das crianças portadoras de necessidades especiais, especialmente àquelas que possuem deficiência mental. É neste sentido que o curso de pós-graduação em Educação Inclusiva visa dar subsídios para o preparo do profissional de educação que atua ou pretende atuar numa perspectiva de educação inclusiva, e que se possa continuamente viabilizar a produção e a transmissão dos novos conhecimentos da área.

 

O programa de pós-graduação em Educação Inclusiva, busca oferecer maior vivência, experiências, atividades práticas, além da elaboração de projetos, terão as práticas de intervenções pedagógicas, bem como, palestras, de modo a proporcionar ao aluno contextualizar de modo consciente a relação teórico-prática.

 

O funcionamento do curso será na modalidade presencial e foi organizado em aulas quinzenais, as quais abordarão os aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com necessidades especiais. Visa também, estudar e aprofundar os diversos temas, como a política educacional no Brasil e as convergências atuais, as metodológicas e técnicas, além das novas experiências na Educação Inclusiva, busca trazer à discussão a relação entre a escola e a comunidade neste processo de integração, as características deste portador nas diferentes fases do desenvolvimento, que vão da infância, adolescência, juventude, maturidade até a terceira idade, e completando os estudos com os estudos com o diagnóstico e a prevenção.

 

O curso se diferencia pela abordagem prática, que através da elaboração de forma gradativa do Trabalho de Conclusão de Curso que se constrói ao longo do curso através do desenvolvimento das disciplinas.

 
 
 
Objetivos
 
           Refletir sobre questões atuais ligadas à Educação Especial na Educação Inclusiva, oportunizando ao educador conhecimentos que o habilitem ao exercício profissional na área e o auxiliem na avaliação, na elaboração e na implementação de projetos pedagógicos que têm como foco a Educação Inclusiva.
  
           Possibilitar aos alunos um despertar consciente no que se refere à apropriação, construção de conceitos e de continua investigação (pesquisa) científica para uma melhor atuação nas questões educacionais.
 
          Auxiliar o aluno na avaliação, na elaboração e na implementação de projetos pedagógicos que têm como foco a Educação Inclusiva.
 
          Despertar o aluno para o pensamento inclusivo na prática pedagógica.
 
 
Público alvo
 
  • Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); escolares Supervisores e Orientadores, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, professores com Licenciatura Plena, e demais graduados com interesse na temática.

  

Estrutura Curricular

   

Componentes Curriculares

 

MÓDULO I – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
 

Aula Inaugural: Educação, Ética e Sustentabilidade 

Educação Inclusiva: Fundamentos e Bases Epistemológicas

História e políticas da educação da pessoa com necessidades especiais no Brasil

Desenvolvimento cognitivo-emocional e deficiência

Metodologia da Pesquisa Científica I

Psicomotricidade Aplicada a Educação Inclusiva

Processos da Aprendizagem na Educação Inclusiva

Didática Aplicada à Educação Inclusiva

 

MÓDULO II – NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS  E ATENDIMENTO EDUCIONAL ESPECIALIZADO
 

Atendimento Educacional Especializado na Surdez

Pressupostos, Fundamentos e Intervenções nas Deficiências Físico-Motoras

Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Visual

Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Mental

Atendimento Educacional Especializado nas Condutas Típicas

Informática em Educação Especial

Fundamentos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

Atendimento educacional especializado nas Altas Habilidades

As Deficiências Multiplas no Contexto Inclusivo

Musicalização em Contextos Escolares Inclusivos

 
MÓDULO III –  PRÁTICA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO 

Metodologia da Pesquisa Científica II

Práticas de Intervenção Pedagógica e Atendimento educacional especializado

Seminários de Pesquisa em Educação Inclusiva

             »         De 10 a 20% da carga horária das disciplinas serão realizadas através das mídias
            de Ensino a Distância (EAD), vídeos, fóruns, chat, textos, artigos, etc. 

 

Carga Horária
»      366 horas de aula
 
 
Professores
 

Adriane Meyer Vassão Szkura (Especialista em Educação Motora e Educação Infantil - UNICENTRO).

Alvaro Marcel Palomo Alves (Mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência-UFPR e Doutorando em Psicologia - UNESP / Assis).

Antonio Alexandre Pereira Junior (Mestrado em Educação - UNESP / Marília).

Célia Maria de Oliveira Taques (Especialista em Educação Especial - UEPG).

Edinéia Aparecida Blum (Mestre em Educação - UEPG).

Gilmar Carvalho Cruz (Doutorado em Educação Física - UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Glaucimara Pires Oliveira (Mestre em Educação - UFSM, Doutoranda em Educação Especial pela UFSCAR).

Lucita Raquel Passos Penteado (Especialista em Educação – Psicóloga).

Maria José Subtil (Doutora em Engenharia de Produção  - UFSC, professora e pesquisadora do Mestrado em Educação - UEPG).

Marilza Pavezi (Mestre em Educação - UFPR).

Miria de Souza Fagundes (Especialista em Educação Especial: Deficiência Visual – UFPR).

Patríca de Fátima Rodrigues Marcon (Doutor em Sociologia – UNESP).

Rafael Siqueira de Guimarães (Doutor em Sociologia - UNESP).

Rosana Ribas Machado (Mestre em Educação, linha de pesquisa em Processos Inclusivos – UFSC).

Sandra Mara Soares Ferreira (Especialista na perspectiva de Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos).

Teresa Cristina Magnabosco Martins (Especialização em Educação Especial - CESULON, Mestranda em Educação pela UFSC).

Valéria Rossi Sagaz (Mestre em Educação – UEPG).

Vinicius Gomes Ferreira (Especialista em Educação Especial – UEPG).

 
 
Cordenador do Curso
 
»       Rosana Ribas Machado
Mestre em Educação - UFSC.
 
 

Título Concedido

 

  • Especialista em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado.

 

Inscrição, Processo Seletivo e Matrícula

 

Inscrições e Informações:
 
pelo Contato ISAPG, ou pelos telefones: (42) 3028-5822  /    (42) 3028 5823.

 

 

 

Documentos para inscrição:

»         Ficha de Inscrição preenchida;

»         cópia autenticada do diploma de graduação;

»         cópias do histórico escolar do curso de graduação; do registro civil de nascimento ou casamento, da carteira de identidade; e do CPF;

»         uma foto 3x4;

»         currículo vitae documentado;

 
 

Seleção:

 
»         O Processo seletivo levará em conta uma análise do currículo dos candidatos, dando-se aos seguintes critérios e prioridade pela ordem abaixo:
 

1)      licenciaturas (e suas respectivas habilitações) e bacharelados da área de saúde;

2)      Experiência profissional na área;

3)      desempenho nas disciplinas Constantes nenhum histórico escolar;

4)      graduação em outras áreas científicas;

5)      Entrevista se necessário. 

 

Divulgação dos Selecionados:

»         O resultado Seleção será divulgado pelo site: http://www.isapg.com.br/  

 
Início previsto:

»  Início dia 15 de Março de 2013. (aula inaugural) 

 
Horário
 
»        Sextas-feiras das 18h30 às 22h30.
 
»     Sábados das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
 
 
Mais informações sobre o curso, inscrição ou dúvidas, estamos à disposição pelos telefones:
(42) 3028 5822   /    3028 5823   /   9941 5822, ou no Contato ISAPG.
Copyright ©2009 - ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia

 
 
 
 


Eventos:










INSCRIÇÕES
ENCERRADAS



INSCRIÇÕES
ENCERRADAS












Planeta Voluntários apoía a Campanha 2010, Tome uma Atitude!








        
            RECICLE