Psicopedagogia e Educação Inclusiva 

 

          A concepção do curso nasceu do levantamento de variáveis educacionais e econômico-sociais da região de Ponta Grossa - PR. Foi identificada a demanda por um Curso de Especialização cuja proposta fosse a de proporcionar diálogo entre as áreas de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Apoiando-se em literatura específica, foi observado que na contemporaneidade há sensível aumento dos transtornos e dificuldades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que se vê na mídia e na esfera político-acadêmica discussões acerca dos direitos universais do ser humano, particularmente o direito à educação.

 

O Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva do ISAPG apresenta aspectos relevantes para a realidade da região dos Campos Gerais. Tem como sede o município de Ponta Grossa, mas atinge mais de 30 municípios próximos. 

 

A modalidade do curso é presencial, organizado em aulas quinzenais, que abordarão os fundamentos da psicopedagogia, a intervenção psicopedagógica e as políticas educacionais de inclusão da pessoa com necessidades especiais. Visando integrar os alunos a inclusão digital de 10 a 20% da carga horária das disciplinas será realizada através mídias de ensino a distância (EAD), vídeos, fóruns, chat, textos, artigos, etc. 

 

O curso visa, além disso, estudar e aprofundar temas como as dificuldades de aprendizagem numa visão multideterminada, as formas contemporâneas de intervenção psicopedagógica e as estratégias de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar.

 

 
Objetivos
 
  • Proporcionar qualificação aos profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e áreas afins, objetivando instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico / técnica para o Exercício da psicopedagogia na área clínica, institucional, bem como, na educação inclusiva;
  • Possibilitar aos alunos um despertar consciente sem que se Refere à apropriação, construção de conceitos e de investigação continua Pesquisa () científica na compreensão das questões educacionais; 
  • Oportunizar o aprofundamento ea troca de conhecimentos, de experiências, Integrando-os às ações Eficazes vir POSSAM CONTRIBUIR para que uma prevenção e uma Redução dos problemas de aprendizagem bem como, ampliar o índice de sucesso escolar, se Contrapondo aos índices de fracasso escolar;
  • Despertar para uma maior clareza nas práticas pedagógicas e políticas que não se Refere às questões educacionais e Capacidade de Intervir e não surgimento de novas alternativas viáveis e Psicopedagógicas direcionamentos positivos no processo educativo.

 

Público alvo
 
  • Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); escolares Supervisores e Orientadores, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, professores com Licenciatura Plena, e demais graduados com interesse na temática.

 

 

Estrutura Curricular

   

Componentes Curriculares

 

Módulo I - FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
 

Aula Inaugural

Psicopedagogia -- contextualização, formação e atuação profissional

Educação Inclusiva: Fundamentos e Bases Epistemológicas

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicomotricidade em Psicopedagogia e Educação Inclusiva

Processos da Aprendizagem e nao da Aprendizagem

Jogos e Brincadeiras: ferramentas para uma intervenção Psicopedagógica

Neuropsicologia e Processos de Ensino e Aprendizagem

Metodologia da Pesquisa em Psicopedagogia

 

Módulo II -  PSICOPEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO
 

Estudos Psicopedagógicos sobre a Linguagem

Processos de pensamento lógico-matemático

Fundamentos do Diagnóstico e da Intervenção Psicopedagógica Clínica

Fundamentos do Diagnóstico e da Intervenção Psicopedagógica Institucional

 

Módulo III - INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
 

Políticas Educacionais de Inclusão

Fundamentos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

Pressupostos e Fundamentos das Altas Habilidades

Pressupostos, Fundamentos e Intervenções nas Deficiências Físico-Motoras

Fundamentos da intervenção em Deficiências Sensoriais

 

Módulo IV - ESTÁGIO SUPERVISIONADO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Elaboração de artigo científico.
 

Estágio Supervisionado em Psicopedagogia com Elaboração de Artigo Científico.

Seminário de Prática de Pesquisa de Psicopedagogia e Educação Inclusiva - Apresentação dos Artigos (Trabalho de Conclusão do Curso). Além de ser gerado com o CD uma produção científica, os melhores artigos serão indicados para serem enviados periódicos em congressos nacionais e internacionais.

  »         De 10 a 20% da carga horária das disciplinas serão realizadas através das mídias
 de Ensino a Distância (EAD), vídeos, fóruns, chat, textos, artigos, etc.

 

Carga Horária
»        622 horas / aula
 
 
Equipe de Professores
 

Adriane Meyer Vassão Szkura (Especialista em Educação Motora e Educação Infantil - UNICENTRO)

Alvaro Marcel Palomo Alves (Mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência-UFPR e   Doutorando em Psicologia - UNESP / Assis.)

Antonio Alexandre Pereira Junior (Mestrado em Educação - UNESP / Marília)

Bernadete Machado (Mestrado em Educação - UEPG)

Delvana de Oliveira (Mestrado em Educação - UEPG)

Érika Pessanha D'Oliveira (Mestrado em Educação - PUC-SP, Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP)

Gilmar Carvalho Cruz (Doutorado em Educação Física - UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Glaucimara Pires Oliveira (Mestre em Educação - UFSM, Doutoranda em Educação Especial pela UFSCAR).

Jaima Pinheiro de Oliveira (Mestre em Educação Especial - UFSCAR, Doutoranda em Educação pela UNESP / Marília).

Marcelo Ubiali Ferracioli (Mestrado em Educação - UNESP / Araraquara)

Mauricio Wisniewski (Mestrado em Educação - UEPG, Doutorando em Educação pela UFPR).

Najela Ujie (Mestrado em Educação - UEPG)

Rafael Siqueira de Guimarães (Doutor em Sociologia - UNESP)

Rita de Cássia Soares Lopes (Especialista em Alfabetização)

Teresa Cristina Magnabosco Martins (Especialização em Educação Especial - CESULON, Mestranda em Educação pela UFSC)

 
Cordenador do Curso
 
»        Mauricio Wisniewski
Mestre em Educação - UEPG, Doutorando em Educação pela UFPR.

 

 
Título Concedido:

 

  • Especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva

 

Inscrição, Processo Seletivo e Matrícula

 

Inscrições e Informações:
 
pelo Contato ISAPG, ou pelos telefones: (42) 3028-5822   /    (42) 3028 5823.

 

 

 

Documentos para inscrição:

»         Ficha de Inscrição preenchida;

»         cópia autenticada do diploma de graduação;

»         cópias do histórico escolar do curso de graduação; do registro civil de nascimento ou casamento, da carteira de identidade; e do CPF;

»         uma foto 3x4;

»         currículo vitae documentado;

»         Inscrições efetuadas após 12/03/10 Cópia do Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

 
 

Seleção:

 
»         O processo seletivo levará em conta uma análise do currículo dos candidatos, dando-se aos seguintes critérios e prioridade, conforme a seguir:
 

1)      licenciaturas (e suas respectivas habilitações) e bacharelados da área de saúde;

2)      Experiência profissional na área;

3)      desempenho nas disciplinas constantes nenhum histórico escolar;

4)      graduação em outras áreas científicas;
5)   entrevista, se necessário.
 
 
Divulgação dos Selecionados:

»         O resultado Seleção será divulgado pelo site: http://www.isapg.com.br/  

 
Início previsto:

»  Início dia 19 de Março de 2011. (aula inaugural) 

 
Horário
 
»        Sextas-feiras das 19h às 22:30h.
 
»     Sábados das 08h às 12h e das 13h às 17:30h.
 
 
 
Mais informações sobre o curso, inscrição ou dúvidas, estamos à disposição pelos telefones:
(42) 3028 5822   /    3028 5823   /   9941 5822, ou no Contato ISAPG.
 
 
 
Copyright ©2009 - ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia

 
 
 
 


Eventos:










INSCRIÇÕES
ENCERRADAS



INSCRIÇÕES
ENCERRADAS












Planeta Voluntários apoía a Campanha 2010, Tome uma Atitude!








        
            RECICLE