Vendas em hotelaria - Maximizando os pontos de venda
                                                                                                                          
 
Atualmente com a economia globalizada, o mercado de trabalho sofreu uma grande transformação em relação às eras industriais, clássicas e neoclássicas, onde havia estabilidade e permanência no emprego.
Nos dias de hoje, em função da tecnologia avançada, a mobilidade dos colaboradores aumentou com a transição do ramo industrial para o de serviço, e um grande aumento no trabalho autônomo alterando dessa forma o vínculo empregatício e com isso mudando a forma de remuneração.
 
O turismo e hotelaria sentem tais alterações de forma significativa, pois os consumidores são cada vez mais exigentes, informados e com menos disponibilidades financeiras de realizar atividades turísticas, fazendo com que desta forma, os prestadores de serviços necessitem possuir aptidões específicas para o tratamento com os turistas.
 

O curso de “Vendas em Hotelaria” vem suprir uma necessidade empreendedora que o mercado hoteleiro possui, pois devido ao aumento do número de meios de hospedagem na região, faz-se necessário capacitar profissionais para que ofereçam a excelência em atendimento, maximizando desta forma as possibilidades de realização de negócios por meio deste profissional

 
 

Público alvo

Interessados na capacitaçãoprofissionais para o mercado de trabalho no setor hoteleiro, no que tange aos pontos de venda do hotel, para a formação do profissional vendedor, tendo como método de trabalho a abordagem teórico-prática.

 
 

Ementa

Caracterização do departamento comercial na hotelaria. Estratégias de promoções. Perfil do executivo de contas, networking, marketing pessoal.

 
 

Objetivo

  • Evidenciaros pontos de venda em hotelaria e sua influência com os resultados da empresa hoteleira;
  • Desenvolver formas de maximizar os pontos de vendas no hotel (hospedagem, eventos, alimentos e bebidas, etc.)
  • Maximizar a utilização dos espaços disponíveis no hotel maximizando os resultados dos eventos realizados;
  • Exercitar a postura do profissional vendedor hotelaria e sua atuação com responsabilidade social

 

Conteúdo programático
 

Panorama geral da hotelaria – 01 h/a

 

Conceitos de vendas – 04 h/a

Caracterização dos pontos de vendas em hotelaria. Os departamentos e as possibilidades de incremento nas vendas.

 

Maximizando as vendas – 04 h/a

Vendas na recepção e reservas. Maximizando as vendas em alimentos e bebidas. Maximizando as vendas em eventos. Melhoria de carteira de clientes (pesquisa e captação de novos clientes).

 

Análise de oportunidades no mercado – 04 h/a

Estratégias de promoção. Implementação do database marketing. Utilização do marketing de relacionamento. Perfil do executivo de contas, networking, marketing pessoal. Atuação do profissional com responsabilidade social.

 
 

Metodologia

As aulas serão ministradas por profissional da área de turismo e hotelaria, utilizando recursos audiovisuais como o projetor multimídia, apostila especialmente preparada para dinamizar as aulas e visitas técnicas (se necessário) para colocar em prática os conceitos previamente adquiridos.

 

Carga Horária

12 horas

 
 

Professor

Adriano Stadler - Currículo Lattes

Mestre em Administração de Empresas e Especialista em Turismo e Hotelaria. Atualmente coordenador do MBA´s à distância do Grupo UNINTER, professor titular da Faculdade Internacional de Curitiba e consultor do Sindicato de Hotéis de Curitiba. Tem experiência na área de Administração, Turismo e Hotelaria com ênfase em Marketing Turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, turismo, educação e marketing.

 

 

Turma

Aos sábados.

 
Horário
Das 13:30hrs às 17:30hrs. 
 
Investimento
R$ 90,00
 
 
 
 

Número mínimo de alunos para início do curso: 30 alunos.  O ISAPG se resguarda ao direito de não iniciar turma, caso não seja preenchida a quantidade mínima de alunos para o início do curso.

 
 
 

Bibliografia básica e/ou complementar

ANDRADE, Jose Vicente. Turismo - fundamentos e dimensões. 8ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.

ANDRADE, Nelson; BRITO, Paulo Lucio de; JORGE, Wilson Edson. Hotel: Planejamento e Projeto. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2000.

ALBRECHT, Karl. A única coisa que importa: trazendo o poder do cliente para dentro de sua empresa. São Paulo; Ed. Pioneira, 1993.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DOS HOTÉIS.  <http: //www.abih.com.br/site.php>.  Acesso em: 12 nov. 2003.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 6ª ed. Atual. São Paulo: Editora Senac, 2001.

CASTELLI, Geraldo. Excelência em  hotelaria: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 2002.  

CERQUEIRA, Edgar P. Gestão da qualidade - princípios e métodos. São Paulo: Editora  Pioneira, 1991.

COBRA, Marcos. Marketing de turismo. São Paulo: Cobra, 2001.

GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva: Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1992.

INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO. <http:// www. embratur.gov.br.>. Acesso em: 10 out. 2003.

KUBR, M. Consultoria: um guia para a profissão. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1986.

MAMEDE, Gladston.  Manual de direito para administração hoteleira: incluindo análise dos problemas e dúvidas jurídicas, situações estranhas e as soluções previstas no direito. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru.  Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MOSCOVICI, Fela. Equipes  dão  certo: a multiplicação do talento humano. 6ª ed. Rio de Janeiro:  Editora José Olympio Ltda, 2001.

MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.

MOURA, Luciano Raizer. Qualidade simplesmente total: uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1997.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, prática. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PARREIRA, Francisco Eduardo. Consultoria, consultores e clientes. São Paulo: Editora Livros Érica, 1991.

RUSCHMANN, Doris V. M. Marketing turístico: um enfoque promocional. Campinas: Papirus, 1981.  
   
 

 

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