Marketing Interno - Endomarketing
                                                                                                  
 
O marketing interno envolve  atividades internas que auxiliam na realização do marketing externo da organização, focando primeiramente o cliente interno e tendo a colaboração de todos na excelência do processo organizacional. Não adianta a empresa investir em desenvolvimento de produtos, divulgação e demais estratégias de marketing ao público externo se seus colaboradores não estiverem motivados e envolvidos com os objetivos organizacionais.

 

Público alvo

O curso é voltado para administradores, gerentes, profissionais de relações humanas e todos que queiram adquirir ou ampliar conhecimentos sobre o marketing interno.

 

Ementa

Marketing Interno - Endomarketing: Conceito de Marketing e composto mercadológico. Importância do Marketing Interno. Investimento no público interno. Marketing x RH. Comunicação interna. Metodologia e implementação do Endomarketing.

 
 

Objetivos

 

  • Enfatizar a importância do marketing interno para a organização;
  • Compreender a necessidade de investir no público interno.
  • Apresentar metodologia e implementação de estratégias para o desenvolvimento do Endomarketing;

 

Conteúdo programático
 

· Marketing Interno - Endomarketing - Parte I - 04 h/a

Conceitos e definições de marketing. Importância do Endomarketing. Relação do composto mercadológico com o Marketing Interno.

 
· Marketing Interno – Endomarketing - Parte II - 04 h/a

Como invertir no público interno. Pré-requisitos para um marketing interno bem-sucedido. Relação do Marketing com o RH.

 
· Marketing Interno – Endomarketing - Parte III – 04 h/a

Comunicação interna. Pesquisa e Diagnóstico do clima organizacional;

 
· Marketing Interno – Endomarketing - Parte IV - 04 h/a

Como desenvolver e  implementar um plano de Marketing interno.

 
 

Metodologia

Exposição oral com recursos auxiliares;

Estudos dirigidos;

Dinâmicas de grupo;

Vídeos.

 

 
Carga Horária
16 horas
 
 
Professora

Vanessa Araujo - Currículo Lattes

Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Assessoria de Imprensa pela Faculdade Santa Amélia. Graduada  em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora da Faculdade Santa Amélia – SECAL. Tem experiência na área de Administração, Marketing e Comunicação.

 

 

Turma

Segundas-feiras das 13:30hrs às 17:30hrs.
 
 
 
Investimento
R$ 90,00
 
 
 
 
Número mínimo de alunos para início do curso: 30 alunos.  O ISAPG se resguarda ao direito de não iniciar turma, caso não seja preenchida a quantidade mínima de alunos para o início do curso.
 
Bibliografia básica e/ou complementar

BEKIN, S. F. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2003

CERQUEIRA, W. Conversando sobre Endomarketing. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

COBRA, M. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1992.

ENDOMARKETING.COM. <http:// www.endomarketing.com.>. Acesso em: 06 abr. 2009.

ORLICKAS, E. Consultoria interna de recursos humanos: conceitos, cases, estratégias. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

ROCHA, J.C. Grandes temas de Marketing: as melhores práticas para dominar mercados. Fortaleza: Premius, 2001.  

   
 

 

Copyright ©2009 - ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia

 
 
 
 


Eventos:










INSCRIÇÕES
ENCERRADAS



INSCRIÇÕES
ENCERRADAS












Planeta Voluntários apoía a Campanha 2010, Tome uma Atitude!








        
            RECICLE