Cadastro Unificado

Agora o cadastro de usuarios do site está unificado, isso significa que você não precisará mais fazer um novo cadastro a cada ano, ou ter um cadastro para o Congresso e outro para os Workshops.

Somente com o seu e-mail e senha, você terá acesso a todos os recursos restritos do site.



Login do Usuário

Não é cadastrado ainda?
Cadastre-se agora!

 
 


 

Artigos Selecionados
 

Ordenar por: e por:

Área:
[Artes Visuais] Educação à Distância em Artes Visuais na América Latina e no Mundo.
Título:
CONSIDERAÇÕES AO TÉRMINO DA PESQUISA: “O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS A DISTÂNCIA?” UM ESTUDO BRASIL/ARGENTINA E A TPACK ARTES VISUAIS
Autores:
Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Área:
[Artes Visuais] Educação à Distância em Artes Visuais na América Latina e no Mundo.
Título:
A SALA DE AULA CONECTADA :O USO DA WEBCONFERENCIA EM UMA DISCIPLINA DE ARTE EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Autores:
Kalina Ligia de Almeida Borba

Área:
[Artes Visuais] Educação à Distância em Artes Visuais na América Latina e no Mundo.
Título:
VIDEOCARTAS ENTRE ALUNOS DE LICENCIATURAS DO BRASIL E EUA: APRENDI 2.0 EM CONEXÃO COM A 9ª BIENAL DO MERCOSUL | PORTO ALEGRE
Autores:
Katyuscia Sosnowski
Maria Cristina Villanova Biasuz

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
RETALHOS CONTEMPORÂNEOS
Autores:
Andréa Sobreira de Oliveira
Antonio Beethoven da Silva Eustaquio
Raylla Brito Vieira
Victor Vladimir de Melo Santos
Carlos Robério Silva

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
ARTES VISUAIS E O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM: UMA REFLEXÃO
Autores:
Andréia Weiss

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
PROJETO VIVEIRO: ARTE, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA CRIAÇÃO DOS CADERNOS DE MEMÓRIA.
Autores:
Dália Rosenthal

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
ESTADOS DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Autores:
Gisele Gobbo de Souza

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
DIMENSÕES ESTÉTICAS NA INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
Autores:
Janice Shirley Souza Lima

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
REALIDADE EM MUDANÇA: OS DESAFIOS ATUAIS NA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Autores:
João Paulo Queiroz

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
ARTE, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NA ESCOLA E NA ONG
Autores:
Lívia Castro de Lacerda

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
GEO.ARTES: DA COMUNIDADE PARA A SALA DE AULA
Autores:
Luana do Amaral Silva
Francisco Carlos Telles Baldi

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
HERBERT READ: POSSBILIDADES EDUCATIVAS DA RELAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
Autores:
Luzita Maria Erichsen Martins Neto
Josie Agatha Parrilha da Silva

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
DIÁLOGOS POÉTICOS: O MUSEU E A ESCOLA
Autores:
Maria Inês Moron Pannunzio

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
DESIGN EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO – APROPRIAÇÕES DE TEMAS DE DESIGN NO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL
Autores:
Marisa Cobbe Maass

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
ARTE/EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CONSTRUCTO TRANSDISCIPLINAR A PARTIR DA PRÁXIS DE ARTE/EDUCADORES
Autores:
Rita Patta Rache
Claudia Marcia Lyra Pato

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM ARTES VISUAIS
Autores:
Stéfani Rafaela Pintos da Rocha

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
PENSAR "TRANS" EM ARTES, EDUCAÇÃO...
Autores:
Teresinha Maria de Castro Vilela

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
OS ADOLESCENTES INFRATORES DO REGIME DE SEMILIBERDADE DA CASA SEBASTIÃO OSÓRIO MARTINS DA CIDADE DE PONTA GROSSA (PR): INTERRELAÇÃO COM O MUNDO DAS ARTES VISUAIS
Autores:
Alana Aguida Berti
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
MINHA ATITUDE É POPULAR! O ENCONTRO ENTRE ARTES VISUAIS E MODA NUMA INSTITUIÇÃO NÃO FORMAL NA CIDADE DO RECIFE
Autores:
Emília Patrícia de Freitas
Flaviana Ferreira da Silva
Patricia Pereira da Silva

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
REVOLTA DAS AGULHAS – UM PROJETO DE INTERCÂMBIO CULTURAL
Autores:
Fernanda Maria Macahiba Massagardi

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
PROJETO LABIRINTO: UM PASSEIO PELO MÍTICO E PELO SIMBÓLICO ATRAVÉZ DO CINEMA DE ANIMAÇÃO, NAS SALAS DA APAE DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA – RJ
Autores:
Luciana Dilascio Neves
Thais Souza da Mota Rodrigues
Stephanie Solrac Silva de Rezende
Camila Cristina Batista

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS NOS NICHOS CULTURAIS E DA CRIAÇÃO DE CONFIGURAÇÃOES ALTERNATIVAS DE ACESSO À CULTURA A ELES
Autores:
Matheus Rocha Moreira
Vinicius Soares Garcia

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
O ENSINO DE ARTES VISUAIS EM PROJETOS SOCIAIS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO AMORBASE
Autores:
Najla de Oliveira Azevedo
Gilberto Andrade Machado

Área:
[Artes Visuais] Educação em Artes Visuais em Projetos Sociais.
Título:
A ARTE NO CONTEXTO HOSPITALAR
Autores:
Veruschka Pereira Greenhalgh

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
SENSIBILIDADE E ARTE UM CAMINHO DE SUPERAÇAO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autores:
Adriana Alves Bonfim Cardoso
Fabio Jose Rodrigues da Costa

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
ARTE E MATERIALIDADE, QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE
Autores:
Alberto Rodrigues Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
CULTURA VISUAL E CULTURA DIGITAL: MÍDIA E IDENTIDADE EM ARTE EDUCAÇÃO
Autores:
Alessandra Baldissarelli

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
SELFIES E AUTORRETRATO: A PRÁTICA E A ARTE NA SALA DE AULA
Autores:
Alessandra Oliveira Augusto da Costa
Carolina Rocha Pradella

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
PRODUÇÕES SEQUENCIAIS NA DISCIPLINA DE ARTES BASEADAS NA OBRA DE PAULO LEMINSKI
Autores:
Alvaro Franco da Fonseca Jr.

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
QUANDO O ESPAÇO DA CIDADE SE TRANSFORMA EM LUGAR
Autores:
Andressa Tatielle Campos
Ronaldo Alexandre de Oliveira

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
A LEITURA DE IMAGENS E O FAZER ARTÍSTICO EM SALA DE AULA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE COMPARAÇÃO ENTRE OBRAS
Autores:
Carla Emilia Nascimento

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
CONSONÂNCIAS POTENCIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIDIZAGEM DE ARTE ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL E EDUCADAÇÃO INTEGRADA
Autores:
Cláudia Regina Dos Anjos

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
O ENSINO DE ARTE E OS SABERES ESCOLARES: A EXPERIÊNCIA DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
Autores:
Clecio Ernande da Silva
Clarissa Martins de Araújo

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
NARRATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Autores:
Fabrício Gerald Lima

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
BRINCANDO COM A COR: UM TRABALHO DE PERCEPÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Greiciane Pompilio Andreis
Vanessa Tavares da Silva

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO
Autores:
Gustavo Cunha de Araújo

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS EM ARTES: CONSTRUINDO DIÁRIOS, CONSTRUINDO SABERES
Autores:
Lana Maiara Saraiva Furtado
Marília Navegante Pinheiro
Mayara Caroline da Costa Marques

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
CULTURA POPULAR BRASILEIRA E CINEMA DE ANIMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SEROPÉDICA (RJ): RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID BELAS ARTES DA UFRRJ
Autores:
Luciana Dilascio Neves
Arthur Gomes Valle
Bruno Matos Vieira

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
ESTUDANDO GEOMETRIA ATRAVÉS DA ARTE
Autores:
Maria José Negromonte de Oliveira

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
VISUALIDADES 2004 – 2012: PROCESSOS E REFLEXÕES NO ENSINO DE ARTE
Autores:
Maria Rosalina Souza Pereira Miguel
Léa Carneiro de Zumpano França
Márcia Maria de Sousa

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM DO GRAFFITI: ESCRITA URBANA
Autores:
Maria Rosalina Souza Pereira Miguel

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXERCITANDO A CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO ARTISTA-PROFESSOR.
Autores:
Maria Suelly Dos Santos Barroso
Gilberto Andrade Machado

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
APRENDIZAGEM DA ARTE E VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Neuci Martins Ribeiro
Ana Luiza Ruschel Nunes
Marcelo Luiz Pacholok

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
O ENSINO DE ARTES VISUAIS E A LÓGICA NÔMADE: O DESENHO COMO ELEMENTO À FORMAÇÃO DO ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR
Autores:
Rafael de Sousa Carvalho
Gilberto Andrade Machado

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
“LABIRINTOS CONCEITUAIS – O ESTÁGIO E A REGÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO”
Autores:
Rafael José Bandeira da Penha

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
A INQUIETUDE DA ESPERA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ARTE
Autores:
Rita de Cássia Soares de Oliveira Sannazzaro Pereira

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
ARTE/EDUCAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES NUMA PERSPECTIVA IRONISTA
Autores:
Rodrigo Neris

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFERENTES VIVÊNCIAS E CONTEXTOS NO CAMPO DA ARTE
Autores:
Rozenei Maria Wilvert Cabral

Área:
[Artes Visuais] Ensinar e aprender em Artes Visuais na Escola.
Título:
UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE A CULTURA VISUAL COMO EXPRESSÃO DA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Autores:
Sislândia Maria Ferreira Brito

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
NARRATIVA SOBRE ARTE BRASILEIRA E LOCALIZAÇÃO: ANÁLISE DO BARROCO, NEOCLASSICISMO E MODERNISMO E SEUS RESPECTIVOS LOCAIS DE “EUFORIA”
Autores:
Adriana Rodrigues Suarez
Leticia Laís Ducheiko

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
REFLEXÕES SOBRE A VIDA E OBRA DE GIOTTO NO CONTEXTO DO RENASCIMENTO
Autores:
Andréa Varassin Caldas
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
O PENSAMENTO KEPESIANO E SEU IMPACTO NO CONHECIMENTO DA LINGUAGEM VISUAL NO BRASIL – NOTAÇÕES PRELIMINARES
Autores:
Edison da Silva Farias

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS HISTÓRICOS PARA A FORMAÇÃO DO ARTE/EDUCADOR HOJE
Autores:
Guilherme Nakashato

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
HANNAH HÖCH E AS COLAGENS-CRÍTICAS DO PERÍODO DADAÍSTA
Autores:
Maria Carolina Ravazzani de Almeida

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICO-REFLEXIVA POR UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA
Autores:
Marisol Luciane Miara

Área:
[Artes Visuais] Ensino da História das Artes Visuais: narrativas e metamorfoses.
Título:
A LEGITIMAÇÃO DE UMA ESTÉTICA AFRO-BRASILEIRA: IDEOLOGIA E GOSTO DA EXPRESSÃO COLONIAL
Autores:
Soane Piuna Batista de Souza
Paulo César Antonini de Souza

Área:
[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.
Título:
ARTE E JOGO: RESISTÊNCIAS, CAPTURAS E NOVO GOVERNO DAS CONDUTAS INFANTOJUVENIS
Autores:
Eliana Gomes Pereira Pougy

Área:
[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.
Título:
AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA CRIATIVIDADE DO PACIENTE VALVOPATA NO PERÍODO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO
Autores:
Jacqueline Mac-dowell Lopes Alves

Área:
[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.
Título:
A PRÁTICA SOCIAL DE PINTORAS/ES POPULARES: A EXTASIA NAS RUAS LATINOAMERICANAS
Autores:
Paulo César Antonini de Souza

Área:
[Artes Visuais] Epistemologia, Política Educacional, práticas educativas em Artes Visuais: realidade latinoamericana e mundial.
Título:
ESTÁGIO: PALAVRA DE SINGULAR ESTRUTURA SIMBÓLICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS
Autores:
Sonia Regina Fernandes

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
CONCEPÇÕES EM PROCESSO DOS CONFAEBS DE 2001 A 2010
Autores:
Adriana Carla de Aquino

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
O CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE VITÓRIA: HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA NA AULA DE ARTE
Autores:
Andrea Aparecida Della Valentina

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DA CIDADE: LEITURA DE IMAGEM NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
Autores:
Ane Beatriz Dos Santos Reis
Maria Das VitÓrias Negreiros do Amaral
Luciana Dos Santos Tavares

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
TRAMAS DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES QUE TECEM REDES DE DORMIR EM SÃO BENTO – MA
Autores:
Beatriz de Jesus Sousa

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
O ENSINO DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS NA ACADEMIA DAS BELAS ARTES ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS DO MUSEU D. JOÃO VI
Autores:
Camila Dazzi
Arthur Gomes Valle

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
FONTE SECUNDÁRIA:DÚVIDAS E EQUÍVOCOS NA ABORDAGEM CRÍTICA DO MODERNISMO PAULISTA
Autores:
Eliane Honorata da Silva

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIA NO MUSEU DE ARTE VICENTE LEITE
Autores:
Joseph da Silva Olegario
Fábio Tavares da Silva

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
RECRIANDO ESPAÇOS POR MEIO DE NARRATIVAS: A POTÊNCIA DA MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DE BENS CULTURAIS
Autores:
Luciana Fortes Félix
Vivian Legname Barbour

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
ESPECIALIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE: MUDANÇAS NO PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE ARTE NO PARANÁ (1949-1976)
Autores:
Rossano Silva
Adriana Vaz

Área:
[Artes Visuais] Histórias: documentações, acervos,narrativas.
Título:
ARQUIVOS IMAGINÁRIOS: ARTE, FOTOGRAFIA E PROCESSOS INVESTIGATIVOS
Autores:
Rubens Venâncio

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
QUANDO A EXPOSIÇÃO VAI PARA SALA DE AULA
Autores:
Adélia Maria Araújo de Oliveira
Ariana Nuala Reithler Pereira de Lima
João Rafael Silva Santos
Fabiana Souto Lima Vidal

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
O ABAPORU: OLHARES SOBRE A OBRA DE TARSILA DO AMARAL
Autores:
Aline Aparecida Gonçalves

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
ENTRE A SALA DE AULA E O MUSEU: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO.
Autores:
Camila Ferreira Dos Santos Freire
Ana Carolina Cunha Gonçalves

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
CADERNO DE ARTISTA E DIÁRIO DE MENINA: SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO DA ARTE
Autores:
Camila Nunes Napoleão

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
LIGA DOS ARTISTAS: MATERIAL DIDÁTICO
Autores:
Felipe Menegheti
Gabriela Ferreira
Guilherme Marques Ferreira
Lorena do Nascimento Dias
Suellen da Costa Vilela

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
A PRÁTICA DISCENTE: AMOR ENTRE IGUAIS
Autores:
Fernanda Antônia da Silveira

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
REFLEXÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS, DO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Autores:
Franciele Rodrigues Storer
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
DISCUSSÃO SOBRE PINTURAS
Autores:
Kelli Cristina da Luz Freire Maciel

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
EXPERIEMENT_ART: PROVOCANDO A MEMÓRIA VISUAL PARA UMA EXPERIMENTAÇÃO PICTÓRICA
Autores:
Larissa Rachel Gomes Silva
Ana Cláudia Lopes de Assunção

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NO PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
Autores:
Maria de Fatima Pinheiro Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
PIBID NA MEDIAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR NO PROCESSO DE PESQUISA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ARTESANATO, ARTE E CULTURA POPULAR
Autores:
Nayane Coelho de Laia
Jhonathas Andrade do Nascimento
Aline Teixeira da Silva

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESEBA: DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA, ARTES VISUAIS E TEATRO
Autores:
Paula Amaral Faria
Raquel Parreira Teixeira
Victor de Oliveira Marcelo

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
ARTE TAMBÉM É CIÊNCIA, E CIÊNCIA TAMBÉM É ARTE? A SALA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO ESTADUAL RIO BRANCO
Autores:
Pollyanna Motta Martins

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
GRAFFITI NO CONTEXTO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS AFETIVAS E IDENTIDADE VISUAL
Autores:
Rafayella Nunes Travassos Moreira
Lara Reginaldo da Silva Araujo
Maira Gutierres Gonçalves

Área:
[Artes Visuais] Iniciação à Docência.
Título:
MULHERES ARTISTAS: RELATO DE UMA APRENDIZAGEM MÚTUA
Autores:
Silvia Tereza Moura Silva
Fabiana Souto Lima Vidal

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
REFLEXÃO SOBRE A CULTURA PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE A DIVERSIDADE PRESENTE NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES EM BELÉM DO PARÁ
Autores:
Ana Luiza Guimarães Moraes

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
CURSINHO UEM E O ENSINO DE ARTES PRÉ-VESTIBULAR
Autores:
André Luís Onishi
Sonia Maria da Costa Mendes

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
FLUXO: INDÍVIDUO COMO MEDIADOR DE MUNDOS
Autores:
André Martins Ziegler
Carolina Corrêa Rochefort

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
ARTE CONTEMPORÂNEA: ISSO É ARTE? UMA ABORDAGEM VIVENCIAL DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM UMA OFICINA PARA PROFESSORES DE ARTE
Autores:
Carla Juliana Galvão Alves
Denise Batista Pinto Sabino

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
UM SUSPIRO E A ARTE EDUCAÇÃO: A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA COMO INSPIRAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO POÉTICA
Autores:
Carolina Mesquita Clasen
Carolina Corrêa Rochefort

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
COLEÇÃO GEORGE EASTMAN: ANÁLISES E CONSIDERAÇÕES SOBRE A FOTOGRAFIA DO NU NA POÉTICA ARTÍSTICA
Autores:
Celina Woytecken de Carvalho

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
O USO DA IMAGEM NA APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS: UMA POSSIBILIDADE EM ARTES VISUAIS NA ESCOLA.
Autores:
Eduarda Sauczuk
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
ENTRELAÇAMENTOS NA OBRA “AO ESTILO DE BACH” DE PAUL KLEE COM A REPRESENTAÇÃO PLÁSTICA DA SONATA N. 6 DE BACH
Autores:
Eloilma Moura Siqueira Macedo Jales
José Maximiano Arruda Ximenes de Lima

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
PERFORMANCE NO ENSINO DE ARTE: UMA VIVÊNCIA COM BASE NA ABORDAGEM TRIANGULAR NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Autores:
Gustavo Henrique da Silva Pereira
José Maximiano Arruda Ximenes de Lima

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
SOMBRA, INDETERMINAÇÃO E INCOMPLETUDE: O PROCESSO DE CRIAÇÃO COMO DINÂMICA PARA O ENSINO DO DESENHO
Autores:
Jamerson Sérgio Passos Rezende

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS E ESCOLARES: INVESTIGANDO A CATEGORIA NOS ANAIS DA ANPAP
Autores:
Jéssica Cristina Braga

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA/MA: COMO SÃO ABORDADAS NAS AULAS DE ARTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS?
Autores:
Karina Veloso Pinto
Risielly Mota Silva

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SAÚDE AMBIENTAL
Autores:
Kylvia Rocha de Castro e Silva
Estefânia Pessoa
Joelia Silva Cavalcante
Natalice Ribeiro Garcia
Cristianne Sousa Bezerra

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ
Autores:
Kylvia Rocha de Castro e Silva
Natalice Ribeiro Garcia
Estefânia Pessoa
Joelia Silva Cavalcante
Cristianne Sousa Bezerra

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
PROCESSOS DE APRENDIZADOS DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS ENTRE A VIVÊNCIA E A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA.
Autores:
Luan Alberto Ribeiro Soares
Messias Freitas da Silva
Maria Severa de Souza Campos

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
INFÂNCIAS: O DESEJO DO OUTRO.
Autores:
Mariana Baldassaune de Holanda
Ronaldo Alexandre de Oliveira
Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO NAS CONEXÕES ARTE E PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DO CIRCUITO UNIVERSTÁRIO DA XX BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA
Autores:
Morgana Harpis Bastos
Greyce Kelly Dos Santos
Estela Ribeiro Kuntz

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE ARTE
Autores:
Roberta Jorge Luz
Mara Lucia Finocchiaro da Silva
Natalia Beloti Dias
Valdirene Marques de Souza
Pio de Sousa Santana

Área:
[Artes Visuais] Iniciação Científica.
Título:
ENSINO DE ARTE EM MATO GROSSO DOS SUL: REGISTRO E CATALOGAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS - 1975 A 1979
Autores:
Thais Acosta Dos Santos
Vera LÚcia Penzo Fernandes

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
PRÁTICAS CULTURAIS DA MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA: PÚBLICO NÃO ESCOLAR DO MUSEU OSCAR NIEMEYER (2009)
Autores:
Adriana Vaz
Rossano Silva

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
O AGENTE CULTURAL: ESTUDOS E PRÁTICAS ÉTNICOS CULTURAIS EM ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS
Autores:
Aline Sesti Cerutti
Amanda Vieira Sandim
Nathaly Gomes Tenório
Pamela Aparecida Savala
Soane Piuna Batista de Souza

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO PARQUE: O LIVRO COMO PROPOSITOR DO ENCONTRO
Autores:
Camila Feltre

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CASA DAS ONZE JANELAS: O JOGO LÚDICO ENTRE A OBRA DE ARTE E OS ESTUDANTES
Autores:
Edi Carlos Costa Santos
Lucilainy do Socorro de Oliveira Sampaio

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
ACORDES: OFICINAS MUSICAIS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM
Autores:
Flora Alves Ruiz

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
O ACESSO À ARTE COMO FORMAÇÃO CONTINUADA CULTURAL PROPORCIONADA PELO PROGRAMA EDUCULTURA
Autores:
Fulvio Frederico Pacheco Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
A MEMÓRIA DA CERÂMICA DE ICOARACI: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES CULTURAIS
Autores:
Larissa Gabrielle Mendes Cavalcante
Tamires Almeida do Vale

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
A OBRA DO ARTISTA LASAR SEGALL NO ACERVO DO MUSEU CASA DA XILOGRAVURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Maria Cristina Blanco

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
SUBSÍDIOS PARA A MEDIAÇÃO EM MUSEU DE ARTE: A COLEÇÃO PREPARAÇÃO
Autores:
Maria Helena Wagner Rossi

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
AS NARRATIVAS NA MEDIAÇÃO CULTURAL: ESTUDOS DE UM CASO NO PRÊMIO BRASIL FOTOGRAFIA
Autores:
Radamés Alves Rocha da Silva

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
O DESAFIO DO ENVELHECIMENTO AO LONGO DA VIDA: SOCIOLOGIA DO CORPO APRESENTADO EM OBRAS PICTÓRICAS
Autores:
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida

Área:
[Artes Visuais] Mediações Culturais: fundamentos, práticas, políticas.
Título:
ARTE PARA VER A HISTÓRIA, HISTÓRIA PARA FALAR DA ARTE: ARTE/EDUCAÇÃO EM MUSEUS HISTÓRICOS, PRÁTICAS POSSÍVEIS
Autores:
Valéria Peixoto de Alencar

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
EXPERIMENTANDO UMA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Autores:
Ana Claudia de Sousa Farias
Fabio Jose Rodrigues da Costa

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
PROCESSOS DE ENSINAR/APRENDER ARTES VISUAIS EM ESPAÇOS CULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Autores:
Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhaes

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
SER PROFESSOR DE ARTE
Autores:
Ana Paula Boaventura Mota de Lima

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
ENSINAR ARTE PARA QUÊ? OS OBJETIVOS DO ENSINO DA ARTE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CASCAVEL, PARANÁ
Autores:
Andrea Pessutti Rampini Nagai

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
SALA DE AULA: RELATOS DE UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DO PAPEL DE PROFESSOR
Autores:
Carmen Ivanete D`agostini Spanhol
Thayse Smek Uberna
Yara Beduschi

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
DOCÊNCIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: POSSÍVEIS ENCONTROS E APROXIMAÇÕES
Autores:
Carmen Lúcia Capra
Deborah Vier Fischer
Karine Storck
Luciana Gruppelli Loponte

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
A FORMAÇÃO NO CURSO DE ARTES VISUAIS: NARRATIVAS SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES
Autores:
Dalma Persia Nelly Alves Nunes
Narciso Larangeira Telles da Silva

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS: EXPERIMENTOS DOCENTES NO PIBID/IFCE – ARTES VISUAIS
Autores:
Darlene da Silva Andrade Rodrigues
Thayrone de Sousa Alves
Antônio Geovane Monteiro de Queiroz
Wendel Alves de Medeiros

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
ARTE E INFÂNCIA: OFICINA PARA EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL
Autores:
Elisa Muniz Barretto de Carvalho
Cristina Barbosa Morel
Edna Márcia Duarte Toffoli

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE/EM ARTE: AÇÃO SINGULAR
Autores:
Elisio Jose da Silva Filho

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
PROFESSOR CRÍTICO EM ARTES: PESQUISA-AÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO
Autores:
Elsieni Coelho da Silva
Antônio Neto Ferreira Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
OS DITOS E ESCRITOS ACERCA DA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES(AS): UM OLHAR PARA AS PESQUISAS ACADÊMICAS
Autores:
Fabiana Souto Lima Vidal
Clarissa Martins de Araújo

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
ARTES VISUAIS E PEDAGOGIA: POR UMA FORMAÇÃO PAUTADA NA EXPERIÊNCIA
Autores:
Fábio Wosniak
Jociele Lampert

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PIBID ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE
Autores:
Gardner de Andrade Arrais
Maira Gutierres Gonçalves
Wendel Alves de Medeiros
Regiane Rodrigues Araújo

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
LUDICIDADE, CORPOREIDADE E ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPG
Autores:
Gisele Brandelero Camargo

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
ORIENTAÇÃO DE TCC NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - PARFOR: METAMORFOSES DE PROFESSORES E ALUNOS
Autores:
Idanise Sant'ana Azevedo Hamoy
Isis de Melo Molinari Antunes
Daniely Meireles do Rosário

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
(IN)DISCIPLINA – O HOMEM ESTOJO E A UNIVERSIDADE SEM CONDIÇÃO
Autores:
Isabela Frade
Alexandre Henrique Monteiro GuimarÃes
Ana Maria de Oliveira Alvarenga
Clarice Duarte Rangel
Letícia Cristina Saraiva

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
PROFESSORAS E SUAS ESCOLHAS: ESTRATÉGIAS À DOMINAÇÃO MASCULINA NO ENSINO DA ARTE POR MEIO DO GRUPO DE ESTUDOS EM ARTES VISUAIS – POLO ARTE NA ESCOLA DA FAP.
Autores:
Luciano Parreira Buchmann
Mariana Galli Figueiredo

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
O ESPAÇO MUSEOLÓGICO COMO GERADOR DE POÉTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
Autores:
Maria Cristina Blanco

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA: ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA COM ARTE NA ESCOLA
Autores:
Maria da Penha Fonseca
Elaine Karla de Almeida

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES E METAMORFOSES A PARTIR DE NARRATIVAS DAS(OS) ESTUDANTES
Autores:
Myriam Fernandes Pestana Oliveira

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
THE END, O INÍCIO – COLAGEM SOB COLAGEM SOB COLAGEM...
Autores:
Rafael Vilarouca Peixoto Correia
Fabio Jose Rodrigues da Costa
Fábio Tavares da Silva

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
PROVOCAÇÕES ESTIMULADORAS PARA FAZER E COMPREENDER ARTES VISUAIS
Autores:
Raquel de Santana Santos
Fabio Jose Rodrigues da Costa

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
DA FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE ARTE: CAMINHOS DE REFLEXÃO
Autores:
Roberta Puccetti
Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt
Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza
Carla Juliana Galvão Alves
Vanessa Tavares da Silva

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
ENSINO EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁXIS PEDAGÓGICA NESTE CONTEXTO
Autores:
Sueli Levandoski Furtado Paroni

Área:
[Artes Visuais] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Artes Visuais e na Pedagogia.
Título:
INTERDISCIPLINARIDADE, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM ARTE: OS OBJETOS PESSOAIS COMO PONTO DE PARTIDA
Autores:
Vera Lúcia Martins
Rosangela Almeida Lopes
Ronaldo Alexandre de Oliveira
Claudio Luiz Garcia
Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
ARTE E TRADIÇÃO NA VIDA E OBRA DE J. BORGES
Autores:
Ana Fernanda Brandão Pereira
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E A PRODUÇÃO DO GRUPO GUERRILLA GIRLS
Autores:
Camila Bourguignon de Lima

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUSEU DO FUTEBOL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO ACESSÍVEL
Autores:
Gabriela Lopes Ventola
Leilyanne Ferreira Marques da Silva

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
A ARTE INCLUSIVA E A INCLUSÃO DA ARTE: ALGUNS APONTAMENTOS
Autores:
João Guilherme Barreto Prandini Ricieri
Mateus Mioto Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
UMA ABORDAGEM CONECTIVISTA PARA CONHECER A ARTE, A HISTÓRIA E A CULTURA DA ÁFRICA
Autores:
Junia de Barros Braga Vasconcelos

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
UM MERGULHO NO RIO DA VELHICE: PROPOSTAS DE ENSINO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
Autores:
Leida Maria Willott Pereira

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
LEITURA DE IMAGENS ATIVIDADES PRÁTICAS DE SALA DE AULA
Autores:
Luiza Sella

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
A UTOPIA NO ESPAÇO SOCIAL E ARTÍSTICO CONTEMPORANEO: TRANSFORMAR REALIDADES ATRAVÉS DA ARTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AÇÃO DO MOVIMENTO INTERCULTURAL IDENTIDADES.
Autores:
Madalena Zaccara

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
ENTRE MONSTROS E MONSTRUOSIDADES: O DIÁLOGO DO REAL E DO FICTÍCIO NA GENEALOGIA DO CORPO MONSTRUOSO
Autores:
Rafael Leite Freire

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
INTERCULTURALIDADE E GÊNERO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: VIVÊNCIAS DE UMA BRASILEIRA EM MEIO A EGÍPCIAS DE ALEXANDRIA
Autores:
Roberta Maira de Melo Araújo

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
PALAVRAS E IMAGENS DA TERRA SEM MALES
Autores:
Sheilla Patrícia Dias de Souza

Área:
[Artes Visuais] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
ARTE E ARTESANATO NAS AULAS DE TECELAGEM: RESSIGNIFICANDO OLHARES SOBRE A CULTURA POPULAR NO CONTEXTO MEXICANO.
Autores:
Vanessa Freitag

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
O EU E O LUGAR EM QUE HABITO
Autores:
Ana Claudia de Sousa Farias
Francisco Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
A ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE.
Autores:
Angela Maria de Andrade Palhano
Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: ALGUMAS NOTAS SOBRE O DIÁRIO DE AULA
Autores:
Angélica D'avila Tasquetto

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
PESQUISA EM ARTE E EDUCAÇÃO: EXPANSÃO DE POSSIBILIDADES
Autores:
Carla Giane Fonseca do Amaral
Inês Cristina de Melo Mamede
Luciana Gruppelli Loponte
Oscar Yecid Bello Bello
Vanessa Priscila da Costa

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
DENTRO E FORA DO LIVRO: QUAL É O SEU IDEAL DE BELEZA?
Autores:
Carla Marinho Brito

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
PRÁTICAS ARTÍSTICAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTÉTICA E POLÍTICA NO TRABALHO DA ARTISTA EDUCADORA TANIA BRUGUERA
Autores:
Carlos Weiner Mariano de Souza

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
CADERNO DE ARTISTA: REGISTROS QUE REVELAM OLHARES DA ARTE E DA EDUCAÇÃO
Autores:
Clarissa Lopes Suzuki

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
A IMAGEM DA CIDADE E DO CAMPO NAS PESQUISAS EM ARTES VISUAIS: O ATO DE VIAJAR E A COLETA DE DADOS
Autores:
Edson Rodrigues Macalini

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
CONCEITOS ANALÓGICOS: UM PARALELO ENTRE O ENSINO DE ARTE E A OBRA “LIBERDADE GUIANDO O POVO” DE DELACROIX
Autores:
Elisangela Furlan

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
MODELAGEM EM ARGILA: UMA TECNICA MILENAR NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO OBJETO TRIDIMENSSIONAL
Autores:
Francisco Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
COMER COM OS OLHOS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE VISÃO E PALADAR
Autores:
Gabriela Silva Domiciano
Raimundo Martins

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
MUSEU E ESCOLA: ESPAÇOS DE SENTIDOS
Autores:
Ivana de Macedo Mattos
Moema Martins Rebouças

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
SIGNIFICAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR PELO OLHAR DAS CRIANÇAS: A DIALOGIA NO CONFAEB EM BUSCA DE PALAVRAS OUTRAS
Autores:
Jhonathas Andrade do Nascimento
Larissa Zanin
Aline Teixeira da Silva

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
QUETZALCOATLUS, UM PROCESSO DE CRIAÇÃO NO JARDIM DAS POSSIBILIDADES
Autores:
João Eudes Ribeiro Machado Filho
Francisco Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
DOCÊNCIA ORIENTADA EM ARTES VISUAIS: ENTRE A PINTURA E A GRAVURA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Leandro Serpa
Jociele Lampert

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
FORMAS DE R(EXISTÊNCIA): A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO BÁSICO
Autores:
Marcos Oliveira Lopes
Charles Vasconcelos Vale

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Maristela Sanches Rodrigues

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
COMO TUDO COMEÇOU: A MEMÓRIA DE UMA COLEÇÃO
Autores:
Moema Martins Rebouças
Maria Gorete Dadalto Gonçalves

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOS ALUNOS NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM A ARTE CONTEMPORÂNEA NA 8ª BIENAL DO MERCOSUL
Autores:
Rejane Reckziegel Ledur

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO E O ENSINO DE ARTES VISUAIS: O QUE DIZEM OS ARTIGOS DOS PERIÓDICOS? (2004-2010)
Autores:
Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
PROFESSOR DE ARTE, ARTISTA PLÁSTICO E ALUNO DE PEDAGOGIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Autores:
Rosana Lucia Paste
Veronica Devens Costa

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
MARCAS VISUAIS COMO MODO DE LEITURA E DE INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Autores:
Sonia Tramujas Vasconcellos
Justin p. Sutters

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
ARTES VISUAIS NO BANCO DE TESES DA CAPES: DILEMAS E APONTAMENTOS SOBRE O PROBLEMA DA PESQUISA
Autores:
Tania Regina Rosseto

Área:
[Artes Visuais] Pesquisa na Educação em Artes Visuais: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
TRAVESTI, UM PROCESSO DE CRIAÇÃO
Autores:
Wandeályson Dourado Landim Santos
Anália Lobo Mesquita
Fabio Jose Rodrigues da Costa
Francisco Dos Santos

Área:
[Artes Visuais] Poéticas, práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
POÉTICAS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: O ENSINO DE ARTES VISUAIS COMO A VIVENCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES
Autores:
Daniela Penna Nocchi

Área:
[Artes Visuais] Poéticas, práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
“UM AMOR IMPOSSÍVEL” DA LINGUAGEM VISUAL PARA A LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Autores:
Keller Regina Viotto Duarte
Maria Helena Machado Farina

Área:
[Artes Visuais] Poéticas, práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
STENCIL NO CÂMPUS: UMA PROPOSTA DE OCUPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO ATRAVÉS DO HABITAR, SENTIR E OLHAR
Autores:
Monica Mitchell de Morais Braga
Alexandre Guimarães

Área:
[Artes Visuais] Poéticas, práticas artísticas na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
PESQUISA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS EM PROEJA.
Autores:
Rosa Tânia da Silva

Área:
[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.
Título:
O PROFESSOR DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA: CORPO-EXPERIÊNCIAS-ESTÉTICAS E METAMORFOSES POLÍTICO-EXISTENCIAIS
Autores:
Lígia Márcia Prando

Área:
[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.
Título:
POLÍTICAS CULTURAIS, CANTO CORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS REALIZADOS NO PROJETO CANTO CORAL EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Maria Zenilda Costa

Área:
[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.
Título:
ARTE EDUCAÇÃO: A LEI 12.287/2010 E A REALIDADE
Autores:
Mariete Taschetto Uberti

Área:
[Artes Visuais] Políticas Públicas nas Artes Visuais: repercussões na escola e metamorfoses.
Título:
EXPANSÃO DAS LICENCIATURAS QUE FORMAM PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NO BRASIL: UMA LEITURA DOS DADOS DO INEP
Autores:
Valéria Metroski de Alvarenga
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Luana Pavesi Pera

Área:
[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.
Título:
LEITURA DA OBRA “FUTEBOL”, DE PORTINARI, A PARTIR DE OMAR CALABRESE1
Autores:
Alana Aguida Berti
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.
Título:
O BRINCAR A PARTIR DA OBRA DE PIETER BRUEGHEL: UM DIÁLOGO ENTRE A ARTE E EDUCAÇÃO.
Autores:
Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt
Anilde Tombolato Tavares da Silva
Marta Regina Furlan de Oliveira

Área:
[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.
Título:
LEITURA DE IMAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA: UM OLHAR SOBRE A TRADIÇÃO
Autores:
Diego Alexandre Divardim de Oliveira
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.
Título:
PORQUE (E COMO) AS IMAGENS SÃO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES E PROFESSORAS? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE
Autores:
João Paulo Baliscei

Área:
[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.
Título:
ESTRATÉGIAS LÚDICAS COM PROFESSORES: LENDO IMAGENS NAS AULAS DE ARTE.
Autores:
Léa Carneiro de Zumpano França
Maria Guilhermina Coelho de Pieri
Marileusa de Oliveira Reducino

Área:
[Artes Visuais] Práticas de Leitura em Artes Visuais na Escola.
Título:
LEITURA DE IMAGEM: UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DA ARTE VISUAL.
Autores:
Neuci Martins Ribeiro
Ana Luiza Ruschel Nunes

Área:
[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.
Título:
A LEITURA DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS EM SITES E REDES SOCIAIS DA INTERNET: UMA PRÁTICA CRÍTICA ATRAVÉS DO ENSINO
Autores:
Ana Cláudia de Sena Firmino
Larissa Zanin

Área:
[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.
Título:
A4 COM 24 FRAMES: PROCESSO DE VIVÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO
Autores:
Edilania Vívian Silva Dos Santos
Cicera Edvânia Silva Dos Santos
Ísis Xenofonte Andrade
Carlos Robério Silva

Área:
[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.
Título:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E MUSEU DE ARTE: DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE AS NOÇÕES DE VIRTUAL E PRESENCIAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE ARTES VISUAIS
Autores:
Gardner de Andrade Arrais
José Albio Moreira de Sales
Tânia Maria de Sousa França

Área:
[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.
Título:
ARTEVISUALENSINO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VIRTUAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO ENSINO EM ARTE VISUAL
Autores:
Isaac Antonio Camargo

Área:
[Artes Visuais] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Artes Visuais.
Título:
COMO "SER HOMEM"? INVESTIGANDO DISCURSOS SOBRE MASCULINIDADES
Autores:
João Paulo Baliscei
Victor Hugo Jordão Correa da Silva

Área:
[Dança] Educação em Dança em Projetos Sociais.
Título:
LUGAR DE PASSAGEM: A DANÇA EM AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Autores:
Laura Pronsato

Área:
[Dança] Educação em Dança em Projetos Sociais.
Título:
A DANÇA APLICADA AO ENSINO FORMAL
Autores:
Marcilio de Souza Vieira

Área:
[Dança] Ensinar e aprender em Dança na Escola.
Título:
APRECIAÇÃO ESTÉTICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA INTERVENÇÃO ARTE/EDUCADORA
Autores:
Fernanda de Souza Almeida

Área:
[Dança] Ensinar e aprender em Dança na Escola.
Título:
DANÇAS DRAMÁTICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS PLURAIS NA ESCOLA ENTRE ENSINANTES E APRENDENTES
Autores:
Maria de Lourdes Macena de Souza

Área:
[Dança] Ensinar e aprender em Dança na Escola.
Título:
OLHAR TRANSITÓRIO: CAMINHOS ENTRE A DISCÊNCIA E A DOCÊNCIA
Autores:
Sabrina Krishna Geremias
Rodrigo Rhenan Domingues

Área:
[Dança] Histórias: documentações, acervos, narrativas.
Título:
GRUPO DE BALÉ AÉREO DA UEA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO AR
Autores:
Yara Dos Santos Costa

Área:
[Dança] Iniciação à Docência.
Título:
PIBID DANÇA UFPE: RELATOS SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSDISCIPLINAR ENTRE DANÇA E TEATRO
Autores:
Francini Barros Pontes
Ana Cristina da Silva Lira
Monique Lemos Vaz de Oliveira
Simone Maria Dos Santos
Valesca Teixeira da Silva

Área:
[Dança] Iniciação à Docência.
Título:
ENSINO DA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS ÁREAS DE ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DE JOÃO PESSOA-PB
Autores:
Michelle Aparecida Gabrielli
Julyana Batista de Vasconcelos
Irla Lopes Medeiros
Kamilla do Nascimento Morais
Jailson Silva de Oliveira Junior

Área:
[Dança] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do Professor de Dança.
Título:
(INS) (ES) CRITAS NO/DO CORPO DANÇANTE
Autores:
Neila Cristina Baldi

Área:
[Dança] Múltiplas Culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
O SEGUINTE OLHAR: PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA COM UMA BAILARINA DEFICIENTE VISUAL
Autores:
Marina Alves Mota

Área:
[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
ASSOCIAÇÃO DANÇA CARIRI:PROCESSOS FORMATIVOS QUE TRANSFORMAM O AMBIENTE DA DANÇA NO INTERIOR SUL DO CEARÁ
Autores:
Alysson Amancio de Souza

Área:
[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
A DANÇA NA ESCOLA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO
Autores:
Denes Sloboda
Gisele Miyoko Onuki

Área:
[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
ARTE/CRIAÇÃO/DANÇA: EXPERIMENTOS DE UM FAZER ARTÍSTICO
Autores:
Lindemberg Monteiro Dos Santos

Área:
[Dança] Pesquisa na Educação em Dança: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
AS CARTOGRAFIAS DO CORPO
Autores:
Maria Ignez de Souza Calfa
Neylla Carvalho da Silva
Thais Peixoto de Souza

Área:
[Dança] Poéticas e práticas de Dança na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
ESTÉTICAS DA DANÇA POPULAR NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA - HIBRIDISMOS?
Autores:
Jonas de Lima Sales

Área:
[Música] Educação Musical e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
A VOZ DO ALUNO NA SALA DE AULA: UM DEBATE SOBRE OS PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE E MURRAY SCHAFER
Autores:
Artur Costa Lopes

Área:
[Música] Educação Musical e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
PROCESSO DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA DE MUSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA
Autores:
Maria Helena Barreto Santos Bezerra

Área:
[Música] Educação Musical e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
MULTIRREFERENCIALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE: OLHARES SOBRE ITINERÂNCIAS FORMATIVAS DO EDUCADOR MUSICAL INFANTIL DA UFBA
Autores:
Valéria Garcia de Macedo

Área:
[Música] Educação Musical em Projetos Sociais.
Título:
PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO INTERIDADES
Autores:
Eziquiel Machado Ramos
João André Nascimento Ribas
Renata Filipak

Área:
[Música] Ensinar e aprender em Música na Escola.
Título:
GRUPO PHYLOS UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA FORTALEZENSE
Autores:
Fabricio Pereira Maciel

Área:
[Música] Ensinar e aprender em Música na Escola.
Título:
O SAMBA NA SALA DE AULA: A VIDA E A OBRA DE NOEL ROSA E ADONIRAN BARBOSA CONTEXTUALIZANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Liliana Junkes Serenato
Alita Roberta Monteiro Gonçalves
Luciana Paes

Área:
[Música] Histórias: documentações, acervos, narrativas.
Título:
MAESTRO WILSON FERNANDO GÓES FARAGO: ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NA CATALOGAÇÃO DE SUAS OBRAS MUSICAIS
Autores:
Cassiano Rodrigues Vaz

Área:
[Música] Histórias: documentações, acervos, narrativas.
Título:
PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO CENÁRIO MUSICAL NO BRASIL: AS PARTITURAS EM REVISTAS
Autores:
Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves

Área:
[Música] Iniciação Científica.
Título:
A ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS E A INFLUÊNCIA DE MURRAY SCHAFER NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR
Autores:
Aline Canto Dos Santos

Área:
[Música] Iniciação Científica.
Título:
CONTRIBUIÇÕES DE DOIS EDUCADORES DOS MÉTODOS ATIVOS PARA O ESTUDO NA PERCEPÇÃO MUSICAL
Autores:
Bruna Carla Hendges
Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Área:
[Música] Pesquisa na Educação Musical: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
A PRESENÇA DA MÚSICA NA CAPOEIRA
Autores:
Fábio Barbosa de Souza
Carlos Eduardo de Andrade Silva e Ramos

Área:
[Música] Pesquisa na Educação Musical: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
RODEIOS ARTÍSTICOS NO PARANÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFORMAL DA ARTE
Autores:
Gilson Claudio Rocha

Área:
[Música] Pesquisa na Educação Musical: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
ASPECTOS RELATIVOS À TEORIA DO FLUXO EM AULAS DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL NO CONSERVATÓRIO MAESTRO PAULINO, EM PONTA GROSSA - PR
Autores:
Jessé Meier de Andrade
Ronaldo da Silva

Área:
[Música] Poéticas e práticas musicais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
A MÚSICA COMO MEDIAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO DE SI E DO MUNDO
Autores:
Tânia Maria de Sousa França
Emiliana de Paiva Gondim
Maria Zenilda Costa
Iany Bessa Silva Menezes

Área:
[Música] Tecnologias da Informação e Comunicação, metamorfoses no ensinar e aprender em Música.
Título:
INVESTIGAÇÃO DE EXPRESSIVIDADES SONORAS VOCAIS PARA COMPOSIÇÃO MUSICAL: “O QUE VEM DEPOIS!?”
Autores:
Carine Nunes

Área:
[Teatro] Educação em Teatro e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL PROPONDO A INTERDISCIPLINARIDADE: FILOSOFANDO, ESCREVENDO E ENCENANDO.
Autores:
Luciana Lima Batista

Área:
[Teatro] Educação em Teatro e interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Título:
O DESAFIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARA O BOM ANDAMENTO DAS AULAS DE TEATRO: UM OLHAR SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO
Autores:
Marcio Dias Pereira

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O TEATRO ÉPICO NO TEATRO ESCOLAR
Autores:
Denise Tiemi Kobiraki Tomita
Pedro Carlos de Aquino Ochôa

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
O PROCESSO DE DRAMA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES
Autores:
Francine Matos Costa

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
DEAMBULAÇÕES E TRIANGULAÇÕES: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ARTE E SUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS
Autores:
Galiana Galindo Brasil

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
A IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI - O ENSINO DE TEATRO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
CARDUMES EM TUBULAÇÕES CONDUZIDAS NUM TEATRO SEM DIREÇÃO: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE CONDUÇÕES TEATRAIS NA ESCOLA
Autores:
Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
O PAPEL DO TEATRO NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL AURA BARRETO - CEAB.
Autores:
Rennata Lillya Feitosa de Souza

Área:
[Teatro] Ensinar e aprender em Teatro na Escola.
Título:
DRAMATURGIA INFANTIL: DO OBJETO AO TEXTO
Autores:
Suze Léa Mendes Ferreira de Oliveira

Área:
[Teatro] Epistemologia, Política Educacional, Práticas Educativas em Teatro: realidade latinoamericana e mundial.
Título:
TEATRO DE CULTURA POPULAR: BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
Autores:
Rudimar Constâncio

Área:
[Teatro] Iniciação à Docência.
Título:
PEDAGOGIA DO TEATRO E INTERVENÇÃO URBANA NA ESCOLA
Autores:
Abimaelson Santos Pereira
Leuise Lopes Furtado
Lidya Silva Ferreira
Roberta Bernardo da Silva

Área:
[Teatro] Iniciação à Docência.
Título:
O PERCURSO CRIATIVO: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA
Autores:
Joane Macieira Dos Santos
Clotildes Maria de Jesus Oliveira Cazé
Fabio Dal Gallo

Área:
[Teatro] Iniciação à Docência.
Título:
HISTORIAS DE UMA ARTE/EDUCADORA EM CONSTRUÇÃO
Autores:
Maria Edvânia Martisns Barbosa
Francisco Dos Santos

Área:
[Teatro] Iniciação à Docência.
Título:
TEATRO NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE MOVIMENTOS CLOWNESCOS EM OFICINAS DE CRIAÇÃO E EXPRESSÃO CORPORAL
Autores:
Poliana Veloso da Cruz
Gabriel Fernando Silva Mendes
Isadora Santos Bernardes
Raissa Rodrigues de Oliveira
Ludwig Pereira Jardim

Área:
[Teatro] Iniciação Científica.
Título:
TEATRO FOLIA
Autores:
Antonio Gomes Pereira Neto

Área:
[Teatro] Iniciação Científica.
Título:
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS POR MEIO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Edy Simone Del Grossi
Sonia Maria da Costa Mendes

Área:
[Teatro] Iniciação Científica.
Título:
O TEATRO NA FOTOGRAFIA DE DAVID LACHAPPELLE: LEITURA DA IMAGEM
Autores:
Jordana Seixas da Silva Alexandre

Área:
[Teatro] Iniciação Científica.
Título:
ÉTICA E TEATRO-EDUCAÇÃO: CORRELAÇÕES
Autores:
Maria Joseane de Santana Santos
Celida Salume Mendonça

Área:
[Teatro] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Teatro.
Título:
TEATRO UNIVERSITÁRIO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE PEDAGOGOS
Autores:
Ana Cristina de Moraes

Área:
[Teatro] Metamorfoses e narrativas na formação inicial e continuada do professor de Teatro.
Título:
EXTENSÃO E FORMAÇÃO INICIAL EM TEATRO: REFLEXÕES COMPARTILHADAS ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO SOBRE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA PRÁTICA DE EXTENSÃO I
Autores:
Tissiana Dos Santos Carvalhêdo
Brenda Oliveira da Costa

Área:
[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
ARTE/EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E TEORIA QUEER: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS DA DIFERENÇA NA ESCOLA
Autores:
Isaac de Souza Assunção
Everson Melquiades Araújo Silva

Área:
[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
A EXPERIÊNCIA ATIVA NO PROCESSO DA LINGUAGEM TEATRAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autores:
Isabel Cristina Alves Pimenta Braga

Área:
[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
VOANDO PARA FORA DA ASA UMA PESQUISA DIALÓGICA EM ARTES CÊNICAS NA APAE PRATA
Autores:
Marcia Souza Oliveira

Área:
[Teatro] Múltiplas culturas, interculturalidade e inclusão: metamorfoses contemporâneas.
Título:
O ENSINO DE ARTES CÊNICAS PARA AS MÚLTIPLAS DIFERENÇAS : UMA APOSTA DE INCLUSÃO PARA A VIDA, ATRAVÉS DO TEATRO.
Autores:
Patricia Mesquita Viana de Faria

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
DIÁLOGO IMAGINÁRIO: SOROBÔ CONTEMPORÂNEO
Autores:
Cristiane Santos Barreto

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
OFICINA DE TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA NA ETI PROFESSORA ANTONIETA CALS
Autores:
Elvis Jordan Santos Farias
Elvis Jordan Santos Farias
Larissa de Paula CÂndido

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
POSSIBILIDADES ESTÉTICAS E PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ESPECTADOR
Autores:
Eneila Almeida Dos Santos

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
O TEATRO NO ESPAÇO ESCOLAR: NARRATIVAS AUTOETNOGRÁFICAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA
Autores:
Jorge Milton Ewerton Santos

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
O TEATRO COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA FORMAÇÃO DO JOVEM DE ESCOLA PÚBLICA
Autores:
Nathalia Chiabai de Freitas

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS QUE GERAM CONHECIMENTO
Autores:
Pryscilla Santos de Carvalho

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
TEATRO COLABORATIVO NA ESCOLA PÚBLICA
Autores:
Silvia Muniz Werneck

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
CONVERSA: LUGAR DE CONVÍVIO E ESPAÇO DE NARRATIVAS
Autores:
Tatiana Schunck

Área:
[Teatro] Pesquisa na Educação em Teatro: narrativas e metamorfoses contemporâneas.
Título:
DA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA À CONSTRUÇÃO DE UMA POÉTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE ARTISTAS/DOCENTES NO ENSINO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO
Autores:
Valéria Gianechini de Araújo

Área:
[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
O TEATRO NA ESCOLA: PRÁTICA PLURAL E INTERDISCIPLINAR – UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Autores:
Benedito José Pereira

Área:
[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
PROCESSOS TEATRAIS CONTEMPORÂNEOS NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR GENERAL EDGARD FACÓ: METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS
Autores:
Debora Frota Chagas

Área:
[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
UMA ÁRVORE DE MULTIPLAS HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM AS CRIANÇAS MARAVILHOSAS DE UM TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Grazielle EloÍsa Balduino
Myrtes Dias da Cunha

Área:
[Teatro] Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem, pluralidade.
Título:
DO METATEATRO AO PROCEDIMENTO OU METATEATRO COMO PROCEDIMENTO
Autores:
José Flávio Gonçalves da Fonseca

Área:
[Teatro] Políticas Públicas em Teatro: repercussões na escola e metamorfoses.
Título:
O FAZER TEATRAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ESTUDO DE CASO.
Autores:
Adriana Dos Reis Martins
Lucélia Barbosa de Sousa
Karylleila Dos Santos Andrade Klinger

Área:
[Teatro] Práticas de Leitura em Teatro na Escola.
Título:
ENTRELAÇANDO TEATRO E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ GASPAR – ARAXÁ MG
Autores:
Gleuter Alves Guimarães


XXIV CONFAEB - Todos os Direitos Reservados.