Inicio | Evento | Programação | Local do Congresso | Eventos Anteriores | Contato




Realização
 
Certificação
 
  
 
 
 
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 
Centro Internacional de Políticas
para o Desenvolvimento Inclusivo  
 
 
Desenvolvimento
Artigos Selecionados

Ordenar por: e por:

Área:
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Título:
UM NOVO SIGNIFICADO AO ENSINO DE “ORGANISMOS TRANSGÊNICOS” ATRAVÉS DE UM KIT DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Autores:
Alessandra Vicentin
Bruna Jamila de Castro
Fabiano Gonçalves Costa
Danielle Cristina Gregório da Silva
Priscila Caroza Frasson

Área:
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Título:
A PROVA DE ESPANHOL NO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA UEPG
Autores:
Angela Maria Boiano Terna

Área:
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Título:
AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS EXTERNAS: ANÁLISE DO IDEB E PROVA BRASIL.
Autores:
Emmanuel Flávio Noimann

Área:
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Título:
A PROVA DE ESPANHOL NO VESTIBULAR DA UEPG
Autores:
Gabriela Pontes Guarneri

Área:
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Título:
QUALIDADE DA ESCOLA E DO ENSINO: APONTAMENTOS DAS PESQUISAS EM EFICÁCIA ESCOLAR
Autores:
Giseli Aparecida Caparros Klauck

Área:
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Título:
DEMANDA DE ESCOLARES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE EDUCADORES: UM ESTUDO PRELIMINAR
Autores:
Jáima Pinheiro de Oliveira
Tania Moron Saes Braga

Área:
Currículo
Título:
ALGUNS ASPECTOS PARA SE ENTENDER E PROPOR UMA INOVAÇÃO CURRICULAR
Autores:
Celso Luiz jr
Simon Skarabone Rodrigues Chiacchio
Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello
Telma Teixeira de Oliveira Almeida
Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello

Área:
Currículo
Título:
INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS
Autores:
Luiza Bittencourt Krainski
Ana Lúcia Gomes da Silva
Ana Lourdes Lucena de Souza

Área:
Currículo
Título:
REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE
Autores:
Maria Christina Justo
Telma Teixeira de Oliveira Almeida
Ana Lourdes Lucena de Sousa
Ricardo José Lima Bezerra
Celso Luiz jr

Área:
Currículo
Título:
CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA: “SÃO PAULO FAZ ESCOLA” E REFORMAS NEOLIBERAIS
Autores:
Maria Izaura CaÇÃo

Área:
Currículo
Título:
ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O SERVIÇO SOCIAL A PARTIR DA RESOLUÇÃO CNE/CES 15/2002.
Autores:
Rosilea Clara Werner

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
IDENTIFICANDO OS SUJEITOS DE BAIXA ESCOLARIDADE E RENDA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP
Autores:
Alessandra Fonseca Farias
Maria Peregrina de Fatima Rotta Furlanetti

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO-EDUCACIONAL DO BAIRRO MONTE ALTO DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP
Autores:
Alessandra Fonseca Farias
Wilson Cristovam

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
O RETORNO ESCOLAR DA MULHER PELA EJA
Autores:
Ana Paula Sabchuk Fernandes
Rita de Cássia da Silva Oliveira

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
O TRABALHO COM TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Jaqueline de Morais Costa
Patricia Lucia Vosgrau de Freitas

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DA EJA
Autores:
Mariana da Silva

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIFICULDADES E DESAFIOS.
Autores:
Matheus Augusto Mendes Amparo
Maria Peregrina de Fatima Rotta Furlanetti

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM EDUCANDO COM SÍNDROME DE DOWN NA EPJA EM PRESIDENTE PRUDENTE.
Autores:
Tatiane Dos Santos Costa

Área:
Educação de Jovens e Adultos
Título:
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Wilian Junior Bonete

Área:
Educação e Movimentos Sociais
Título:
Á EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS ESPECIFICIDADES: UMA LUTA POR DIREITOS Á UMA ESCOLA DE QUALIDADE NO CAMPO
Autores:
Annelise Mariano
Eliete de Carvalho Margutti
Maria Peregrina de Fatima Rotta Furlanetti

Área:
Educação e Movimentos Sociais
Título:
EDUCAÇÃO BÁSICA NO MST
Autores:
Marielli Galheira Uranga

Área:
Educação e Movimentos Sociais
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E IDENTIDADES SOCIAIS NO MST
Autores:
Simone Carvalho do Prado Dos Santos
Aparecida de Jesus Ferreira

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E HOWARD GARDNER E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Autores:
Ademir Jose Dos Santos
Marcia Gorett Ribeiro Grossi

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
EPORTFÓLIO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores:
Ana Paula Xavier Ravelli
Grace Teresinha Marcon Dal Sasso

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO : VAMOS OUVIR O PROFESSOR ?
Autores:
Ariana Chagas Gerzson Knoll
Glaucia da Silva Brito

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
AS TIC E O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: POTENCIALIDADES DE UM JOGO EDUCACIONAL VIRTUAL
Autores:
Bruna Jamila de Castro
Priscila Caroza Frasson
Luís Guilherme Sachs
Fábio Placca Tagliatela
Thiago Gaspar Levin

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA E A EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA
Autores:
Célia Regina de Souza e Silva

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
O RÁDIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: O EXEMPLO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS
Autores:
Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
Ivanderson Pereira da Silva

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Maria Aparecida Pereira Viana

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
A INTERNET COMO FONTE DE RECURSOS DIDÁTICOS
Autores:
Roberson de Lima

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
WEBQUEST - FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROFESSOR
Autores:
Rosmary Wagner Pereira
Denise Elizabeth Hey David

Área:
Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Título:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DAS TRADICIONAIS CORRESPONDÊNCIAS AOS MODERNOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Silvio Cesar Nunes Militão

Área:
Educação Socioambiental
Título:
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SOLOS: FLANELÓGRAFO, HISTÓRIA EM QUADRINHOS E JOGO DIDÁTICO.
Autores:
Andressa Bigoni Perozzi
Denise Dantas Jerônimo
Marcus Vinicius Zecchini

Área:
Educação Socioambiental
Título:
A DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL
Autores:
Carlos Roberto Rodrigues da Silva
Claudia Regina Pacheco Portes
Flavia Albertina Pacheco Ledur

Área:
Educação Socioambiental
Título:
INTERDISCIPLINARIDADE E MEIO AMBIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RECICLAGEM DO PAPEL
Autores:
Egeslaine de Nez

Área:
Educação Socioambiental
Título:
PROMOVENDO ATITUDES PARA A CONSERVAÇÃO DA VIDA NO PLANETA
Autores:
Fernanda Soares Junglos
Glaucia Almeida de Morais

Área:
Educação Socioambiental
Título:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: COMPROMISSO DA ESCOLA
Autores:
Gilmar Duarte Ribeiro Bueno
Roseli Viola Rodrigues

Área:
Educação Socioambiental
Título:
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DOS INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Autores:
Isabelle Pedreira Déjardin
Francisca de Paula Santos da Silva

Área:
Educação Socioambiental
Título:
SOCIALIZANDO VIVÊNCIAS EM ECOCIDADANIA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE JOGOS ROLE-PLAYING GAMES DIGITAIS
Autores:
Isabelle Pedreira Déjardin
Francisca de Paula Santos da Silva
Alfredo Eurico Rodrigues Matta

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO ACERCA DA CARTA DA TERRA
Autores:
Mariana da Silva

Área:
Educação Socioambiental
Título:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ERRADICAÇÃO DA POBREZA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL E DESAFIOS
Autores:
Selma Maria Schons

Área:
Educação Socioambiental
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERFIL E DIAGNÓSTICO EM ESCOLAS DO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO – UM ESTUDO DE CASO.
Autores:
Valéria da Silva Araújo
Luzicleide Souza Dos Santos
Sérgio Alves Martins
Antônio Rodrigues da Cruz Junior
Nerilane Santos Bulhões

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CONTEXTO ESCOLAR E A PARCERIA COM A FAMÍLIA NA DESCOBERTA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Autores:
Cleuci Mara Barbosa Martins
Carla Francielle Borges

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO.
Autores:
Eduardo Borba Salzer
Marcela de Castro Pereira
Carolina Lessa Cataldi
Otavio Rodrigues Paula
Eliana Lúcia Ferreira

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
PRODUZIR SABER COM AMOR E POESIA
Autores:
Francisco Horacio da Silva Frota
Maria Andréa Luz da Silvadré

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA QUESTÃO AFRODESCENDENTE NO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO INFANTIL EM UMA CRECHE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
Autores:
Germana Ponce de Leon Ramirez
Ana Paula Vilela Rodrigues
Carla Pereira de Sousa Gomes Araújo
Ana Paula Costa Dos Santos

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
A QUESTÃO INDÍGENA E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO INFANTIL EM UMA CRECHE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
Autores:
Germana Ponce de Leon Ramirez
Bruna Machado de Lima da Silva
Mariana Soares Dos Santos

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE: UNATI/UNICENTRO
Autores:
Gilmar Duarte Ribeiro Bueno
Roseli Viola Rodrigues

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
A DEPRESSÃO INFANTIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM RELAÇÃO AO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Kelly Silva Beraldo
Carla Cristina Dalben Spolaor
Mariana Dos Santos Rodrigues

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
POLÍTICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: INSTRUMENTOS PÓS-MODERNOS DE EXCLUSÃO OU SABERES NECESSÁRIOS PARA O SÉCULO XXI?
Autores:
Marilza Pavezi

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
INVIABILIDADES NO DIREITO À EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS
Autores:
Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha
Silvana do Rocio Ferreira da Rocha Graciano

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Autores:
Sandra Pottmeier
Leonilda Wessling
Marilda Checcucci Gonçalves da Silva
Osmar de Souza

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
O TDAH NA VOZ DO PROFESSOR
Autores:
Sandra Pottmeier
Sandra Pottmeier
Leonilda Wessling
Marilda Checcucci Gonçalves da Silva
Osmar de Souza

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA: HÁ INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
Autores:
Simon Skarabone Rodrigues Chiacchio
Celso Luiz jr
Ana Lourdes Lucena de Sousa
Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello
Ana Lúcia Gomes da Silva

Área:
Educação, Inclusão e Diferenças
Título:
A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL
Autores:
Thaís Kristosch Imperatori
José Roberto Fonseca Vieira
Cláudia Regina Nunes Renault

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE VISANDO PREVENÇÃO À PORTADORES DE PÉ-DIABÉTICO E PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores:
Carla Luiza da Silva
Mariane Cavalheiro
Maria Dagmar da Rocha Gaspar
Emanoel Severo
Cintia Moleta

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
DOENÇA RENAL CRÔNICA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS
Autores:
Carla Luiza da Silva
Clóris Regina Blanski Grden
Luciane PatrÍcia Andreani Cabral
Marlene Harger Zimmermann
Luiz Eduardo Pleis

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO A PARTIR DOS
Autores:
Cláudio Roberto Brocanelli

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A FINALIDADE DA ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO SOCIAL
Autores:
Cristiane Maccari Somacal
Leandro de Araújo Crestani
Ediana Noatto Belladeli
Maria Aparecida Consoladora Parizotto Oro

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA CRIANÇA
Autores:
Eliane Rosa Mendes
Salete Soares
Glaciane Cristina Xavier Mashiba

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
OS DEZ ANOS DO ESTADO DA ARTE NA REVISTA EDUCAÇÃO E PESQUISA
Autores:
Erivane Rocha Ribeiro

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
HISTORIA ORAL - UM CAMINHO PARA O CONHECIMENTO
Autores:
Gisley Francisco Baretta
Ariana Villela Espezim
Deborta Bernett Leal da Silva
Neri Dos Santos

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
MUSEUS INTERATIVOS: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Autores:
Lauren Prestes Lima
Cláudio Jorge Guimarães

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS
Autores:
Leonardo Almeida Cavalcanti
Vander Jarabiza

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
SUBSÍDIOS PARA UMA ATUAÇÃO PREVENTIVA: CONHECIMENTO DOS JOVENS SOBRE O TABAGISMO
Autores:
Lidia Dalgallo Zarpellon
Sigrid Ouriques2
Francieli de Souza Pereira3
Gisele Ferreira Paris4
Erildo Vicente Müller5

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
ENFERMEIRO COMO EDUCADOR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores:
Lidia Dalgallo Zarpellon
Karin Rodrigues Patruni2
Maria Dagmar da Rocha Gaspar
Gisele Ferreira Paris4
Karla Adriane Queiroz5

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
O DEVANEIO DA INFÂNCIA EM GASTON BACHELARD E HENRI BOSCO
Autores:
Luzia Batista de Oliveira Silva

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL (COMPAC) NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO DE PONTA GROSSA - PR E SUAS POSSIBILIDADES DE USO DIDÁTICO PARA A HISTÓRIA LOCAL
Autores:
Marialva Ribas Kincheski
Cláudio Jorge Guimarães

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: O QUE PENSAM OS PAIS DE ESTUDANTES DE UM COLÉGIO DE PONTA GROSSA
Autores:
Rosimara Zittel
Jéssica da Silva Gaudêncio
Tiago Jacumasso
Romacir Schweigardt
Davi Simão Galvão

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
PARTICIPAÇÃO NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS: O QUE OS PAIS ENTENDEM E FAZEM
Autores:
Rosimara Zittel
Gabriel Santos de Souza
Camila Paiva
Charles Carvalho
Tathiane Milaré

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
ENSINAR E APRENDER A PENSAR COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores:
Rosmeri Aparecida Dalazoana Gebeluka

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
AS RELAÇÕES DE GÊNERO ACERCA DAS PRÁTICAS DE SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS DE IMIGRANTES
Autores:
Sandra Pottmeier
Leonilda Wessling
Marilda Checcucci Gonçalves da Silva
Osmar de Souza

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A ESTRUTURA FAMILIAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Sandra Pottmeier
Márcia Bohmann
Leonilda Wessling
Marilda Checcucci Gonçalves da Silva
Osmar de Souza

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A QUÍMICA NO ENFOQUE DO COTIDIANO: PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Autores:
Simone Moraes Stange
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Júlio César Stiirmer

Área:
Educação, Sociedade e Cultura
Título:
A SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO EM TRANSFORMAÇÃO: DA RESISTÊNCIA À CONSCIÊNCIA CIDADÃ
Autores:
Wilson Cristovam
Lucia Maria Gomes Corrêa Ferri

Área:
Educação, Trabalho e Ensino Profissionalizante
Título:
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AVANÇO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E MANEJO DA DOR PÓS- OPERATÓRIA
Autores:
Carla Luiza da Silva
Mariane Cavalheiro
Maria Dagmar da Rocha Gaspar
Henriette Rosa de Oliveira Emilio
Juliana Regina Dias Lemos

Área:
Educação, Trabalho e Ensino Profissionalizante
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ENFERMAGEM: NA BUSCA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO DELIRIUM EM PACIENTES INTERNADOS
Autores:
Carla Luiza da Silva
Clóris Regina Blanski Grden
Luciane PatrÍcia Andreani Cabral
Maria Dagmar da Rocha Gaspar
Mariane Cavalheiro

Área:
Educação, Trabalho e Ensino Profissionalizante
Título:
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA E O PROFISSIONAL DA ÁREA ÓPTICA
Autores:
Erivane Rocha Ribeiro
Maria Rita Neto Sales Oliveira

Área:
Educação, Trabalho e Ensino Profissionalizante
Título:
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUE ESCOLA DO TRABALHO ESTAMOS FALANDO?
Autores:
Maria Aparecida de Souza Bremer

Área:
Educação, Trabalho e Ensino Profissionalizante
Título:
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DO ITINEÁRIO FORMATIVO, EMPREGO E DESEMPREGO
Autores:
Márcio Luiz Bernardim

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
A HOMOSSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA
Autores:
Ângela Coletto Morales Escolano
Paulo Vitor Pereira

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
IDENTIDADES SOCIAIS - RAÇA E ETNIA, ANÁLISE DA IMAGEM DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Dailly Aparecida Teider
Aparecida de Jesus Ferreira

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: SONDAGEM DO CONHECIMENTO PRÉVIO E PROPOSTA DE UMA OFICINA
Autores:
Danielli Dos Santos
Julianne Milléo

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E COMPORTAMENTO DE RISCO: EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM BASE NO FILME “CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA”
Autores:
Evacristina AurÉlio Menezes
Caroline Klaus Luvizotto

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
ALGUMAS CARACTERISTICAS DOS PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE
Autores:
Gelson Yoshio Guibu
Franciele Aparecida Valadão
Raíssa Francisco Dos Santos
Tereza Carolina Costa da Silva

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
A INTERCULTURALIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO.
Autores:
Iara Maria Bruz

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO ALTERNATIVA DE ENSINO PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Autores:
João Marcos Machuca de Lima
Julianne Milléo
Anna Luiza Pereira Andrade
Ivana de Freitas Barbola

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
REPRESENTAÇÕES DE RAÇA/ETNIA NO DISCURSO ESCRITO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Kellis Coelho Farias
Aparecida de Jesus Ferreira

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
A CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE NICOLESCU E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autores:
Mariana da Silva

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES DE ALUNOS QUILOMBOLAS
Autores:
Mábia Camargo
Aparecida de Jesus Ferreira

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS NA PROPOSTA CURRICULAR DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANO DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autores:
Raimunda Abou Gebran
Deize Denise Ponciano
Caroline Klaus Luvizotto

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
GÊNERO, RAÇA E FRACASSO ESCOLAR: ALGUMAS ARTICULAÇÕES ANALÍTICAS
Autores:
Rosemeire Dos Santos Brito

Área:
Educação: Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade
Título:
AS IMAGENS DO “NATURAL”: UMA ANÁLISE DA DOMINAÇÃO MASCULINA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Autores:
Tiago Ribeiro Santos
Ana Paula Germano

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO SOB O ENFOQUE DO CICLO DE POLÍTICAS
Autores:
Andreliza Cristina de Souza
Daiana Camargo
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO BRASIL
Autores:
Andréia Manosso Samways
Esméria de Lourdes Saveli

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TRABALHO PRISIONAL
Autores:
Angela de Quadros Mongruel
Pamela Bianca Nunes Klimiont

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
ESTADO, EDUCAÇÃO E ESCOLA NOVA: (DES-)ENCONTRO ATRAVÉS DE CATEGORIAS POSITIVISTAS
Autores:
Antônio Marques do Vale

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
POLÍTICA PÚBLICA EM EDUCAÇÃO: DAS BASES HISTÓRICAS AO “PROGRAMA AÇÃO JOVEM”
Autores:
Caroline Kraus Luvizotto
Lilian Regina de Campos Andrade
Lucia Maria Gomes Corrêa Ferri
Ivone Tambelli Schmidt

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROCESSO DE RESPONSABILIZAÇÃO DA ESCOLA
Autores:
Claudia Pereira de Pádua Sabia

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Autores:
Claudia Regina Pacheco Portes
Carlos Roberto Rodrigues da Silva
Flavia Albertina Pacheco Ledur
Gustavo Emanuel Pacheco Portes

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ADOLESCENTES EGRESSOS DE MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS
Autores:
Cleide Lavoratti
Luiza Bittencourt Krainski
Dircéia Moreira
Marisa Marques Ribeiro

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
A LÍNGUA ESPANHOLA COMO DISCIPLINA CURRICULAR: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS A PARTIR DA CHAMADA LEI DO ESPANHOL
Autores:
Daniela Terezinha Esteche Maciel
Rita de Cássia da Silva Oliveira

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
O FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO COMO INDUTOR AO APOSTILAMENTO DA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA
Autores:
Edimar Aparecido da Silva

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO USO DE APOSTILAS DE EMPRESAS EDUCATIVAS NO TRABALHO DOCENTE
Autores:
Edimar Aparecido da Silva

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS: O FINANCIAMENTO DA EJA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS (FUNDEF/FUNDEB): AVANÇOS E LIMITES PARA EDUCANDOS CAMPO/CIDADE
Autores:
Eliete de Carvalho Margutti
Maria Peregrina de Fatima Rotta Furlanetti

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
EDUCAÇÃO, CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO
Autores:
Flavia Albertina Pacheco Ledur
Carlos Roberto Rodrigues da Silva
Claudia Regina Pacheco Portes

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
AS HORAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPCS) E A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA ESCOLA PÚBLICA ATUAL
Autores:
Gabriela Reginato de Souza

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
A EDUCAÇÃO COMPARADA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E NA POLÍTICA EDUCACIONAL ENQUANTO METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
Autores:
João Jorge Correa

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
“O QUE ESTAMOS FAZENDO?” REFLEXOS DA RACIONALIDADE NORMATIVA SOBRE A ATIVIDADE REFLEXIVA DOS ATORES EDUCACIONAIS
Autores:
Julio Cesar Bezerra

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DO PROJOVEM URBANO EM JOÃO PESSOA POR SEUS BENEFICIÁRIOS
Autores:
Kelly Dos Santos Crispim
José Henrique Artigas de Godoy

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DO PROCESSO EM CURSO
Autores:
Letícia Camargo
Margaret Moraes

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE DEMOCRATIZAÇÃO
Autores:
Luiza Bittencourt Krainski

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
O PÚBLICO E O PRIVADO SOB A LÓGICA DO MERCADO EDUCACIONAL
Autores:
Neide Pena Cária

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A HERANÇA DE FHC NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Patricia Lucia Vosgrau de Freitas

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
PROGRAMA PRÓ-EGRESSO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO
Autores:
Roseni InÊs Marconato Pinto
Gisele Alves de sá Quimelli
Rosiane Henneberg
Viviane Matoski Orlowski
Marlla Crystine Amarante

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE ADMINISTRATIVA DE PROGRAMAS E PROJETOS ECONÔMICOS E SOCIAIS: UM ENSAIO SOBRE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA ESSE FENÔMENO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ, BRASIL
Autores:
Sérgio Cristóvão Zarpellon

Área:
Estado, Políticas Públicas e Educação
Título:
MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO E A AQUISIÇÃO DE SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO: INTERFACES
Autores:
Silvio Cesar Nunes Militão

Área:
Formação de Professores e Educação a Distância
Título:
HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO DA EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: A EVOLUÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Adilson de Oliveira Pimenta Junior
Diolete Marcante Lati Cerutti
Thalita Scharr Rodrigues

Área:
Formação de Professores e Educação a Distância
Título:
TRATAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA UMA FERRAMENTA DE ENSINO EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores:
Cristiano Neves do Nascimento
Caroline Antunes Agostinho
Adley Bergson Gonçalves de Abreu

Área:
Formação de Professores e Educação a Distância
Título:
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Autores:
Gisele Brandelero Camargo Pires

Área:
Formação de Professores e Educação a Distância
Título:
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores:
Regane Maria Tenroller
Egeslaine de Nez
Fátima Albertina Sangaletti Oliari
Rosângela Ferraça Roquette

Área:
Formação de Professores e Educação a Distância
Título:
A EAD E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: NOVOS ESPAÇOS EDUCATIVOS?
Autores:
Wanderley da Silva

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
CONSELHO ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO
Autores:
Andréia Vicência Vitor Alves
Dirce Nei Teixeira de Freitas

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
GESTÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR: TECENDO A TEIA
Autores:
Marco Antonio Amaral
Glaucia da Silva Brito

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR - PERCURSOS E PERCALÇOS
Autores:
Maria Charleny de Sousa da Silva
Francisco Horacio da Silva Frota

Área:
Organização e Gestão Escolar
Título:
CULTURA DA PARTCIPAÇÃO NA ESCOLA
Autores:
Sandra Aparecida Machado Polon
Miriam Adalgisa Bedim Godoy
Anizia Costa Zych

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
LENPES, GEEMAS E SEMANAS DE SOCIOLOGIA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS CICLOS DE DEBATES SOBRE DESIGUALDADES NA PRODUÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DE SABERES SOCIOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Angela Maria de Sousa Lima
Ileizi Luciana Fiorelli Silva
Angélica Lyra de Araújo
Alexandre Jerônimo Correia Lima
Adriana Cristina Borges

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
JOGOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Autores:
Ângela Coletto Morales Escolano
Diego Bazan Generozo
Carolina Buso Dornfeld

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
O TREINAMENTO COMO FORMA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NAS EMPRESAS DE BASE FLORESTAL DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA.
Autores:
Bernadete Aparecida Silveira
Kelly Silveira
João Carlos Garzel Leodoro da Silva

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
AS CORES DE MUNSELL: DA PALETA DO ARTISTA ÀS BANCADAS DOS CIENTISTAS
Autores:
Bianca Camargo Penteado Sales
Thiago Gaspar Levin
Juliane Priscila Diniz
Paula Jimena Diniz
Luís Guilherme Sachs

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
A QUÍMICA DA COZINHA À SALA DE AULA
Autores:
Bianca Camargo Penteado Sales
João Fábio de Freitas
Juliane Priscila Diniz
Carlos Frederico Gitsio Klier Teixeira da Silva
Luís Guilherme Sachs

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
A PREVENÇÃO DO ESCORBUTO E O DOMÍNIO DOS MARES
Autores:
Bianca Camargo Penteado Sales
Fulton Carlos Teixeira Ribeiro
Juliane Priscila Diniz
Guilherme Sachs
Luís Guilherme Sachs

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
ATLETISMO COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA
Autores:
Clóvis Marcelo Sedorko
Alberto Inácio da Silva

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autores:
Eliana ClÁudia Graciliano
Marta Chaves
Janice Carina Groth

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
TEATRO-ECOPEDAGÓGICO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Autores:
Fernando de Assis Alves

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA E DA INTERNET PARA O TRABALHO COM UM CONTEÚDO ESPECÍFICO: UMA ANÁLISE PRÁTICA
Autores:
João Roberto Mendes
Glaucia da Silva Britog

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
O PENSAMENTO POLÍTICO DE MONTAIGNE A CERCA DA EDUCAÇÃO
Autores:
Jonatha Bento Pereira
Gilmar Henrique da Conceição

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS AFETAS A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Marta Chaves
Mariana Ferraz Simões Hammerer
Janice Carina Groth

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Martha Dos Reis

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Autores:
Onaide Schwartz MendonÇa
Silvio Cesar Nunes Militão
Paulo César de Almeida Raboni
Sônia Maria Coelho

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
AÇÕES EDUCATIVAS EM DOENÇAS PARASITÁRIAS: UM ESPAÇO PARA DISCUSSÃO E
Autores:
Rosilda Aparecida Kovaliczn
Andréia Maria Cardoso Borges
Franciele Regina Bernd
Mariana Stinglin Rosa
Bianca Maciel Alves

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA
Autores:
Solange Apª de Oliveira Collares

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NAS AULAS DE BIOLOGIA
Autores:
Tânia Regina de Assis
Fabiano Gonçalves Costa
Priscila Caroza Frasson
Jéssica Casagrande
Bruna Jamila de Castro

Área:
Práticas de Ensino de Conteúdos específicos
Título:
PÁTICAS DE ENSINO E O USO DAS ARTES COMO ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Vander Jarabiza

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
PREPARAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES
Autores:
Alfredo Cesar Antunes

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS E ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO
Autores:
Ana Lúcia Gomes da Silva

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
DESIGUALDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores:
Andreia Maria Cavaminami Lugle

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
A ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS/CURRICULARES E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Ariadne de Sousa Evangelista

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
FORMAÇÃO DE SUJEITOS POLÍTICOS NA UNIVERSIDADE: PROBLEMATIZANDO AS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Berenice Lurdes Borssoi
Renata Greco de Oliveira
Maria Elly Herz Genro

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MORAL DE EDUCADORES E CUIDADORES DE ABRIGOS PROVISÓRIOS – DADOS INICIAIS.
Autores:
Carla Andressa Placido Ribeiro

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
ARTE – PARA QUÊ? CONSIDERAÇÕES SOBRE A FINALIDADE DO ENSINO DA ARTE NA ESCOLA
Autores:
Célio Roberto Eyng

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
O PAPEL DO PROFESSOR REFLEXIVO NO CONTEXTO ATUAL:MUDANÇAS NA ESCOLA E MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO.
Autores:
Cleuci Mara Barbosa Martins
Perla Cristiane Enviy

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: NOVOS REFERENCIAIS PARA O ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ
Autores:
Cleusa Valério Gabardo
Joulilda Dos Reis Taucei

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
A ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO ESCOLAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Autores:
Ieda Viana

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
A VISÃO DE PROFESSORES COLABORADORES DO PIBID - LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEPG SOBRE O PROJETO E AS CONTRIBUIÇÕES NO PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES
Autores:
LetÍcia Polli Glugoski
Leila Inês Follmann Freire
Mauro Marcolino Carneiro
Márcia Regiane Pacheco
Janine Aparecida Santos de Oliveira

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO NAS CIÊNCIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Marco Aurélio Nicolato Peixoto
Ierecê Barbosa

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
REFLETINDO, RESSIGNIFICANDO E RENOVANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso
Evelise Maria Labatut Portilho

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
O EDUCADOR POPULAR NA ESCOLA RURAL: CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Maria Peregrina de Fatima Rotta Furlanetti

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE
Autores:
Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello
Ana Lourdes Lucena de Sousa
Maria Christina Justo
Ricardo José Lima Bezerra
Simon Skarabone Rodrigues Chiacchio

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Pâmela Cristina Guslen Rufino Dos Santos
Andreia Maria Cavaminami Lugle

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
NAP – NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA INGLESA – UEPG
Autores:
Priscila Aparecida Schipanski da Silva
Aparecida de Jesus Ferreira

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA PSICOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E CRIANÇAS DA CRECHE DE 0 A 4 ANOS
Autores:
Rosângela Regina Marcicano Capelasso
Carmen Lúcia Dias

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Autores:
Suellen Chemim de Almeida

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
AS LEMBRANÇAS DO USO DO DESENHO INFANTIL. DAS "VIVÊNCIAS AS VALORIZAÇÕES
Autores:
Vander Jarabiza

Área:
Profissão Docente e Formação de Educadores
Título:
O CURSO DE DIREITO-UEPG E A TEORIA DE DAVID KOLB: VERIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Autores:
Zilda Mara Consalter
Nelma Terezinha Zubek Valente
Douglas Carvalho de Assis
Cesar Augusto Figueiredo Bacovis
Iaçanã Beatriz do Amaral


E-mail
Senha
Apoio
Institucional
 
                   
 
Apoio
             
Patrocínio

           

 
 
Copyright © 2011 ISAPG - Todos os Direitos Reservados