Palestrante: Gaudêncio Frigotto
Formação: Licenciado em Filosofia e Pedagogia pela FIDENE – Ijuí – RS. Mestre em Educação pela FGV-RJ. Doutor em Educação pela PUC-SP. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ e professor titular Associado da UFF. Autor e co-autor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. Faz parte dos Comitês Científicos do CNPq e CAPES e FAPERJ e é consultor ad hoc destas instituições de fomento à pesquisa.
 
Artigo:
 
Título: CRISE ATUAL DO CAPITALISMO: reflexos na sociedade e na educação no Brasil
Autor: Gaudêncio Frigotto

ABRIR ARQUIVO

___________________________________________________________________________________
 

Palestrante: Ciro Domingos Rodrigues
Formação: Licenciado em Estudos Sociais UNIJUI – RJ. Licenciado em História pelo Centro Universitário de Palmas – PR – UNICS. Possui especialização em História da América Latina pela Escola Superior Ñico Lopez de Havana – Cuba. Mestre em Educação pela UNICENTRO-UNICAMP. Doutor em História: processos de integração transnacional União Européia – MERCOSUL pela UNILEÓN – Espanha. Cursa Medicina Tradicional na ESCAM AM – Porto Alegre – RS. Atualmente é professor universitário nas Universidades UNOESC, São Miguel do Oeste, SC e Professor do Oeste de Santa Catarina – SIMPROESTE. Possui publicações na área de História e Educação.

 
Artigo:
 
Título: TRABALHO DOCENTE, SAÚDE E HUMANIZAÇÃO: crítica à organização produtivista do trabalho docente
Autor: Ciro Domingos Rodrigues
 
 
___________________________________________________________________________________
 

Palestrante: Adair Ângelo Dalarosa
Formação: Licenciado em Filosofia pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do centro-oeste do Paraná – UNICENTRO em convênio com a Unicamp e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG na Graduação e no Mestrado. É membro do grupo de estudos e pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Educação e Trabalho vinculado ao Mestrado em Educação da UEPG.

 
Artigo:
 
Título: CONTRADIÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO, CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
Autor: Adair Dalarosa
 
 
_________________________________________________________________
 

Palestrante: Stela Conceição B. Piconez
Formação: Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Possui graduação em Pedagogia, Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologia, Educação a Distância, Educação de jovens e adultos, Formação de Professores e Estágio Supervisionado. Coordena programas de inclusão social e digital para Educação Básica e pesquisa a construção de uma pedagogia de rede envolvendo novas tecnologias, educação e cidadania. Membro do grupo de trabalho do MEC-SEED no Programa “um computador por aluno”. Membro colaborador do CEPA – Centro de Ensino e de Pesquisa Aplicada do Instituto de Física- USP. Professora de graduação (licenciaturas) em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Ensino a Distância. Professora da Pós-Graduação da FE-USP em ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem apoiados por recursos da web.

 

Artigo:
 
Título: EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA: mitos e verdades relacionando os benefícios e os desafios da presença hoje da informática na educação escolar
Autor:
Stela Conceição B. Piconez
 
  
_________________________________________________________________
 

Palestrante: José Luiz Zanella
Formação: Licenciado em Filosofia pela Pontífica Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO em convênio com a Unicamp. Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atualmente é professor Adjunto de carreira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOSTE, Campus de Francisco Beltrão, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino do concreto, trabalho, filosofia marxista.

 
Artigo:
 
Título: O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO DO ENSINO – Em defesa do ensino do concreto
Autor: José Luiz Zanella 
 
 
 __________________________________________________________________
 

Palestrante: César Nunes
Formação: Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Mestre, Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Educação pela UNICAMP. Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP. Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenador Executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação PAIDEIA. Presidente nacional da ABRADES, coordenador Geral do Centro de Integração Cultural e Inclusão Social UNICAMP-Guanabara. Autor de 18 livros e 46 artigos científicos. Líder da linha de pesquisa Política, Ética e Educação do Mestrado em Educação da UNICAMP.

 
Artigo:
 
Título: PÓS-MODERNIDADE, TEMPOS LÍQUIDOS E ERA HIPERMODERNA: rearticular a compreensão da História e da Educação em vista da emancipação
Autor: César Nunes
 
 
 
Copyright ©2009 ISAPG - Todos os Direitos Reservados
Realização
 
Certificação
 
 
Patrocínio
 
 
 
  
 
 
__________________________________